top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Espiritualidade: O pilar essencial no tratamento de pacientes oncológicos

Em sua palestra do Workshop de Nutrição Oncológica, a nutricionista Brunna Boaventura abordou o tema “Espiritualidade: o pilar essencial no tratamento de pacientes oncológicos”.

A espiritualidade é definida como a busca de significado, propósito e transcendência, expressa por meio de crenças, valores e práticas. Embora as necessidades espirituais possam não ser explícitas em todas as fases da doença, elas vão além dos cuidados paliativos e do fim de vida. Dessa forma, ela desempenha um papel crucial para muitos pacientes com câncer, que buscam apoio para suas necessidades espirituais, sendo o cuidado centrado, também, nas dimensões físicas, mentais e sociais. 



Table of ContentsToggle

Tratamento Oncológico e Espiritualidade

Frequentemente, os pacientes desejam discutir questões espirituais de forma aberta e sem julgamentos, por isso os profissionais de saúde devem ter um cuidado com abordagens multidisciplinares e a inclusão de uma história espiritual na avaliação. Na literatura, é encontrado que muitos pacientes buscam uma conexão mais profunda com sua fé e significado na vida durante o tratamento oncológico.

Assim, torna-se essencial que os profissionais de saúde estejam preparados para abordar esses aspectos espirituais de forma respeitosa. Dessa forma, o cuidado com o paciente deve valorizar as necessidades do indivíduo, contribuindo positivamente para o curso da doença.

Prática Clínica

Um método que tem se demonstrado eficaz para abordar questões espirituais na prática clínica é o FICA. Ele é dividido em Fé/Crenças, Importância/Influência, Comunidade e Abordagem no Cuidado. Em resumo, considerar a espiritualidade é fundamental no tratamento do câncer, pois um bem-estar espiritual deficiente está associado a sintomas mais graves, maior desesperança e pior qualidade de vida.

Matéria elaborada pela colunista Louise Mendonça Frota, com base na palestra da nutricionista Brunna Boaventura.

Classifique esse post

2 visualizações

コメント


bottom of page