top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Existe uma Melhor Maneira de Suplementar Betaína?

Diversos estudos buscam definir qual a melhor maneira de suplementar a betaína. Nesse sentido, esse suplemento é amplamente estudado devido o seu extenso potencial ergogênico, por ser um produto derivado do metabolismo da colina, funcionar principalmente como um doador do grupo metil a partir da ação da betaína-homocisteína metiltransferase (BHMT) que atua complementando o metabolismo da cianocobalamina (vitamina B12) e também do folato (vitamina B9).  



Table of ContentsToggle

Mecanismo de Ação da Betaína

Inicialmente, a suplementação com a betaína, influencia a expressão gênica,  modulando toda a maquinaria genética a partir da metilação do DNA. Além disso,  regula a biossíntese dos neurotransmissores e também das catecolaminas. Associado a isso, estudos apontam que betaína atua na eritropoiese, aumentando a produção de hemácias e também de hemoglobina por facilitar a produção de purinas e pirimidinas destinadas aos componentes figurados. 

Assim, por melhorar os parâmetros hematimétricos, a entrega de oxigênio, de nutrientes e de metabólitos, a ação ergogênica da betaína é fundamental em diversos esportes.  Ainda mais, a betaína pode potencializar a sinalização anabólica pelo estímulo da secreção de GH e aumentar as concentrações de IGF-1, além da sinalização e ativação da mTOR com consequente síntese proteica. 

Protocolos de Suplementação da Betaína

No tocante, quando se trata do protocolo de suplementação tradicional da betaína, as doses comuns variam de 2 a 6 g por dias fracionadas em duas doses. Nesse prisma, estudos demonstram que o seu pico de concentração seja atingido entre 7 a 10 dias, porém os dados sobre os melhores protocolos de saturação ainda são escassos. Os períodos de washout são comumente empregados de uma a três semanas mas sem resultados claros na literatura a respeito da sua real necessidade.

Prática Clínica

Assim, a suplementação de betaína apresenta benefícios nos níveis de massa magra o que endossa o seu uso. Nesse aspecto, além da massa magra alguns dados apontam para a redução da gordura corporal melhorando a composição portal total. Logo, doses de 2 a 6 g divididas em dois momentos do dia são as mais recomendadas. Apesar de doses de até 50 g também resultarem em efeitos positivos na hipertrofia. 

Referências Bibliográficas

Leia mais sobre o tema: Auxílios Ergogênicos para Lutadores

Human Serum Betaine and Associated Biomarker Concentrations  Machek SB, Zawieja EE, Heileson JL, Harris DR, Wilburn DT, Fletcher EA, Cholewa JM, Szwengiel A, Chmurzynska A, Willoughby DS. Human Serum Betaine and Associated Biomarker Concentrations Following a 14 Day Supplemental Betaine Loading Protocol and during a 28 Day Washout Period: A Pilot Investigation. Nutrients. 2022; 14(3):498. https://doi.org/10.3390/nu14030498

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page