top of page

Fenogrego e Desempenho Muscular: Qual relação?

O fenogrego contém constituintes ativos tais como compostos de saponina esteroidal, fibras, compostos de ácido fenólico, protodioscina, flavonóides, hidrocarbonetos, alcalóides, terpenos, glicosídeos de ácidos graxos, carboidratos, aminoácidos, e os seus derivados. As sementes e folhas de fenogrego são formuladas em pó e em forma de extracto para fins medicinais e desportivas e é uma das plantas tradicionais mais promissoras, amplamente cultivadas em muitas partes de África, Europa, e Ásia.

As evidências mostraram que o consumo nutricional adequado é essencial para conseguir adaptações de treino, melhorar o desempenho do exercício e recuperar a função muscular. Especificamente, o alto desempenho atlético requer uma composição nutricional e um timing bem controlados (antes, durante e depois de uma sessão de exercício) para otimizar o desempenho e acelerar a recuperação após o exercício. 



Table of ContentsToggle

Composição Corporal e Performance Muscular

O exercício, especialmente o treino de resistência, afeta diretamente a síntese proteica e melhora a massa e o desenvolvimento muscular, resultando num aumento da taxa metabólica basal, no desempenho do exercício, e na oxidação da gordura. Num ensaio em humanos, o extrato de feno-grego (500 mg) mostrou uma melhoria significativa na força corporal e massa magra, e redução da gordura corporal, melhorando assim a composição corporal global durante oito semanas, sem quaisquer efeitos secundários.

Além disso, um ensaio clínico encontrou efeitos positivos do extrato de feno-grego no aumento da composição corporal, capacidade de resistência, força muscular, níveis de testosterona, e hipertrofia. Um estudo anterior confirmou que um suplemento dietético de seis semanas composto por quitosano, feno-grego, glucomanano, vitamina C, e gimnema sylvestre reduziu significativamente o peso corporal e a gordura em adultos obesos. 

Os indivíduos que receberam extratos de feno-grego (300 mg/kg) demonstraram uma capacidade aeróbica melhorada após quatro semanas de tratamento. Num ensaio incluindo 45 mulheres e homens, a ingestão de 300 mg/dia de fenogrego melhorou o desempenho aeróbico e atrasou a fadiga em participantes saudáveis.

Fenogrego e Ajuda Ergogênica

Os atletas procuram frequentemente fórmulas naturais para aumentar a resistência, capacidade aeróbica, crescimento muscular, e desempenho geral. A creatina mono-hidratada é amplamente investigada como um suplemento esportivo. Além disso, é uma importante fonte de energia para os músculos e é normalmente consumida por atletas durante regimes de alta intensidade e curta duração. Além disso, vários estudos declararam que o consumo simultâneo de carboidratos e creatina melhora a composição corporal e a força muscular. 

Um ensaio clínico utilizando um programa de treino de resistência estruturado descobriu que a combinação de 3,5 g de creatina com 900 mg de um extrato de feno-grego durante oito semanas teve o mesmo efeito na composição e força corporal masculina que a combinação de 5 g de creatina com 70 g de dextrose, o que indica que os extratos de fenogrego aumenta a absorção de creatina muscular sem requerer quantidades excessivas de creatina ou carboidratos. Esta suplementação alternativa de creatina pode ser útil para aqueles com os efeitos adversos do consumo de grandes quantidades de carboidratos simples. 

Recuperação Pós-Exercício

Durante a atividade física, as reservas de glicogênio hepático e muscular são a principal fonte de energia, tornando-as vitais para o sucesso. A reposição de glicogênio pós-exercício é um fator crítico para alcançar um desempenho físico, especialmente em atletas que treinam várias vezes por dia. Um ensaio anterior mostrou que um suplemento de extracto de feno-grego com dextrose pode promover e acelerar a taxa de ressíntese do glicogênio. 

Além disso, foi proposta a ingestão de aminoácidos ou proteínas com carboidratos em sessões pós-exercício para promover a via de síntese do glicogênio. Os macronutrientes, especialmente as proteínas, estão associados ao apoio nutricional para melhorar a recuperação e o regresso à competição e treino após lesões induzidas pelo exercício. A redução da síntese proteica afeta o metabolismo muscular e resulta em perda muscular. Consequentemente, o processo de cicatrização depende principalmente do colágeno e outras sínteses proteicas.

Por outro lado, o feno-grego tem uma notável atividade anti-inflamatória. Este efeito pode ajudar a tratar lesões induzidas pelo exercício devido às propriedades anti-inflamatórias. 

Demais efeitos na saúde

As revisões sistemáticas e os dados científicos demonstraram que o feno-grego e os seus extratos melhoram os perfis glicêmicos e lipídicos. Além disso, tem efeitos antioxidantes, anticancerígenos, gastroprotetores, anti-inflamatórios, antimicrobianos, imunológicos, antiobesidade, e hepatoprotetores, e são benéficos para a saúde da mulher. Além disso, estudos anteriores relataram que o feno-grego melhorou as funções cognitivas e os sintomas de Parkinson e mostrou propriedades anti-ansiedade, antidepressivas, e neuroprotetoras. Um estudo recente relatou os efeitos benéficos do feno-grego e do seu extrato nos estados hormonais em mulheres lactantes e a impotência masculina.

Prática Clínica

Dessa forma, os extratos de feno-grego reduzem positivamente a gordura corporal, aumentam a massa magra, melhoram a força muscular e a resistência, e aceleram a taxa de ressíntese do glicogênio durante a recuperação pós-exercício. Além disso, atuam como uma ajuda ergogênica e aumentam a absorção de creatina muscular para fornecer energia aos músculos durante as atividades esportivas. Embora o suplemento de feno-grego seja valioso durante o treino de resistência e privado de efeitos secundários clínicos, a dopagem deve ser considerada antes da sua utilização em atividades desportivas. É necessário assegurar a consciência da proteção da função hepática e renal enquanto se consome o feno-grego como suplemento esportivo.

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com  Valden Capistrano: Fatores endógenos que estimulam força e hipertrofia

Artigo: Albaker WI. Fenugreek and Its Effects on Muscle Performance: A Systematic Review. Journal of Personalized Medicine. 2023; 13(3):427. https://doi.org/10.3390/jpm13030427

Classifique esse post

14 visualizações

Comments


bottom of page