top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Fisiculturismo



Table of ContentsToggle

O que é?

O fisiculturismo é o uso progressivo de exercícios de treinamento resistido para controlar e desenvolver a musculatura de uma pessoa para fins estéticos. Um indivíduo que se envolve nessa atividade é chamado de fisiculturista. Pode utilizar ou não recursos ergogênicos para auxiliar na construção do corpo.

Para que serve o fisiculturismo?

É um esporte, existem diversos campeonatos em que os melhores fisiculturistas do mundo competem entre si e recebem notas pelo conjunto corporal apresentado. O mais famoso deles é o Olympia, e nos campeonatos costuma haver uma divisão de categorias entre os atletas para que compitam entre si aqueles que têm corpos mais semelhantes, e a disputa seja mais justa.

Como funciona o fisiculturismo?

Quando na modalidade competitiva, os atletas são julgados por sua estética, por exemplo, tamanho do músculo, proporções e aparência de baixo teor de gordura corporal. São necessários anos de treinamento para construir massa magra e, nas semanas e meses que antecedem a competição, há uma rotina pré-contest específica, além de uma fase de recuperação / volume, que ocorre no off-season, quando não há competições.

Quando precisa suplementar?

Além do treinamento de resistência regular, durante a preparação para a competição, a maioria dos fisiculturistas segue dietas ricas em proteínas, com restrição de calorias, exercícios aeróbicos e “prática de poses” isométricas para se preparar para as poses físicas obrigatórias que os juízes usam para avaliar os competidores. Nessa fase, pode ser utilizado o uso de diversos suplementos, como Whey protein, cafeína, creatina, ômega 3 e a própria leucina.

Referências

Artigo: Chappell, A.J., et al. Nutritional strategies of British professional and amateur natural bodybuilders during competition preparation. J Int Soc Sports Nutr 16, 35 (2019). https://doi.org/10.1186/s12970-019-0302-y

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page