top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Frutas Secas e Nozes: Aliados contra o câncer?

As frutas secas e as nozes são alimentos ricos em fitoquímicos, além do seu ótimo perfil de macronutrientes. Nesse quesito, tais nutrientes desempenham uma potente ação anti-cancerígena no corpo, o que desperta a curiosidade. Será que as frutas secas e as nozes realmente são alimentos aliados no combate ao câncer? Leia para descobrir. 



Table of ContentsToggle

Epidemiologia do câncer 

De início, até o ano de 2020, mais de 10 milhões de pessoas tiveram sua vida ceifada em decorrência do câncer. Além disso, estimativas indicam que até o ano de 2040, esse número tenha um incremento em mais de 47% tendo em vista a taxa de envelhecimento  cada vez mais tardia da população. Tendo isso em vista, buscar alternativas de estilo de idade que abarque uma rotina saudável é essencial para a prevenção de diversos tipos de câncer. 

Fatores de risco modificáveis para o câncer

Desse modo, um dos principais fatores de risco modificáveis para o câncer é a alimentação. Nesse prima, consumir uma dieta saudável, manter o peso adequado além de consumir uma gama de nutrientes indispensáveis à saúde por meio da ingestão de alimentos naturais, é a melhor maneira de prevenir o câncer. Além disso, associar a atividade física rotineira, o consumo moderado de álcool e o não tabagismo, são ações que promovem bem estar e longevidade. 

Poder das frutas secas e das nozes no câncer

Assim, no quesito alimentação, as frutas secas e também as nozes, desempenham forte ação anticancerígena, anti-inflamatória e antioxidantes no corpo. Em adição, estudos apontam que, apenas uma ingestão diária total de nozes de 28 g/dia está  associada a uma redução de 21% na taxa total de mortalidade por câncer. Ademais, o consumo de tais alimentos também está associado a melhor prognóstico de pacientes com câncer colorretal, próstata, cólon, pulmão, pâncreas e mama. Logo, incluir esses alimentos na dieta dos pacientes oncológicos demonstra inúmeros benefícios.  

Prática Clínica

Dessa maneira, as frutas secas e também as nozes, são alimentos aliados no combate ao câncer. Nesse sentido, para que tenham realmente efetividade, estes alimentos devem possuir um bom conteúdo de vitamina C e A, além de serem ricas em fibra alimentar, ácidos graxos poli-insaturados e fotoquímicos. Portanto, de maneira prática, as ameixas, tâmaras, uvas passas e o figo, além dos amendoins e das castanhas, são exemplos de alimentos nutricionalmente completos, que podem ser inseridos na alimentação diária dos pacientes oncológicos. 

Referências Bibliográficas

Artigo:   Dried Fruits, Nuts, and Cancer Risk and Survival: A Review of the Evidence and Future Research Directions Bolling BW, Aune D, Noh H, Petersen KS, Freisling H. Dried Fruits, Nuts, and Cancer Risk and Survival: A Review of the Evidence and Future Research Directions. Nutrients. 2023; 15(6):1443.

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page