top of page

Glúten Causa Inflamação em Pacientes Saudáveis?

Você sabia que nas últimas décadas houve um aumento no número de reações indesejáveis após uma exposição generalizada ao glúten? Portanto, a seguir você vai entender melhor como o glúten pode afetar a vida de toda a população.



Table of ContentsToggle

O que é o glúten?

O glúten é uma massa proteica formada por uma complexa rede de gliadinas e gluteninas, proteínas ricas em glutaminas e prolinas encontradas na maioria dos grãos, como cevada, trigo e centeio. 

Devido à sua elevada capacidade de retenção de água e consequente maleabilidade e elasticidade, promove uma consistência adequada da massa, que permite a sua transformação em pão e outros alimentos. 

O alto teor de glutaminas e prolinas nas gliadinas dificulta sua clivagem, tornando-as capazes de escapar da degradação das enzimas gástricas, pancreáticas e intestinais. 

Doenças Relacionadas ao Glúten

As doenças relacionadas ao glúten afetam até 10% da população em geral e podem ser classificadas em três distúrbios diferentes: alergia ao trigo mediada por IgE, doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca.

No entanto, há evidências crescentes de que o glúten pode desencadear uma resposta imune inata e adaptativa responsável pela inflamação intestinal. 

E por isso, juntamente com outros elementos dietéticos, pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios intestinais inflamatórios, como a doença inflamatória intestinal, bem como distúrbios gastrointestinais funcionais e promover a exacerbação dos sintomas indesejáveis.

Mas afinal, o que é inflamação?

A inflamação é a resposta natural do sistema imunológico inato a estímulos externos, como patógenos microbianos e lesões. Quando o gatilho persiste e as células imunes são constantemente ativadas, a resposta inflamatória pode se tornar crônica e autossustentável. 

Vale lembrar que a patogênese da inflamação é multifatorial. No entanto, vulnerabilidade genética, estresse psicológico, fatores ambientais e alguns padrões alimentares têm sido descritos como potencialmente implicados no seu desenvolvimento.

Inflamação e Glúten: Qual relação em pacientes celíacos e saudáveis?

Existem pelo menos 50 tipos diferentes de antígenos para gliadina que podem ter um papel imunomodulador e citotóxico ou que podem afetar a permeabilidade do intestino; na verdade, alguns deles podem estimular uma resposta imune inata pró-inflamatória e outros podem ativar células T específicas.

A ativação das células imunes das gliadinas não é observada apenas em pacientes celíacos. Assim, os estudos demonstraram que a gliadina induziu uma resposta inflamatória, ou seja, a produção de citocinas pró-inflamatórias (como TNF-α, IL-8 IL-6, IL-13), principalmente em pacientes celíacos, mas também, em menor grau, em indivíduos controles saudáveis. 

Efeito do Glúten no Intestino 

A gliadina presente no glúten também tem um papel importante na modificação da permeabilidade intestinal através da reorganização dos filamentos de actina e da expressão modificada de proteínas do complexo juncional. 

Além disso, a ligação da gliadina ao receptor específico (CXCR3) determina a liberação de zonulina, uma proteína que compromete a integridade da barreira intestinal, levando em última instância a uma alteração da permeabilidade intestinal tanto em celíacos quanto em não celíacos. 

Prática Clínica

Dessa forma, é importante um olhar clínico a longo prazo de como essa inflamação de baixo grau pode afetar os pacientes saudáveis no futuro. Por isso, sem extremismos nutricionais, é fundamental adequar o excesso do consumo de alimentos fonte de glúten à população em geral. 

Referências Bibliográficas 

Sugestão de Estudo: Gluten-Free – Science Play

Assista o vídeo na Science Play com Gabriel de Carvalho: Alergias alimentares e nutrição

Artigo: Cenni S, Sesenna V, Boiardi G, Casertano M, Russo G, Reginelli A, Esposito S, Strisciuglio C. The Role of Gluten in Gastrointestinal Disorders: A Review. Nutrients. 2023; 15(7):1615. https://doi.org/10.3390/nu15071615

Classifique esse post

10 visualizações

Yorumlar


bottom of page