top of page

Hidratação



Table of ContentsToggle

O que é? 

A hidratação refere-se a ingestão de água, este que é o elemento mais abundante no organismo humano, visto que compreende cerca de 70% da sua composição. Entretanto, este não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta a cada 24 horas para a manutenção das funções vitais. Além disso, é importante salientar que ao nos hidratarmos não consumimos somente água, mas também eletrólitos indispensáveis para o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo. 

Para que serve a hidratação? 

A água é essencial para o metabolismo, transporte de sais minerais e nutrientes até as células, transportes através das membranas, homeostase celular, eliminação de substâncias tóxicas, regulação da temperatura, transpiração, absorção daquilo que foi ingerido nas refeições e função circulatória.

Quanto de água devo consumir ao dia? 

A recomendação geral é de cerca de 2 litros de água por dia, mas fatores como idade, sexo, peso, estação do ano e prática de idades físicas podem afetar a quantidade necessária para o bom desempenho das funções corporais. É importante lembrar que não é indicado esperar ter sede para beber água, visto que este sintoma indica que o corpo já está passando necessidade e pode não estar cumprindo as suas funções plenamente.

Quando preciso ficar atento à hidratação? 

Um dos primeiros sinais de que a necessidade de água não está sendo atingida é a pele seca. A falta de suor também pode indicar que o organismo não está conseguindo limpar impurezas, e o mesmo ocorre quando a urina começa a ficar escurecida. Quando a sensação de sede é muito frequente, o corpo pode estar em um estado de desidratação severa, e isto pode acarretar em consequências sérias, como função ocular e cognitiva prejudicadas. O cérebro é composto por cerca de 90% de água, prejudicando atividades como concentração, leitura e raciocínio na falta dela. Perda de memória e demora anormal no processamento das informações, pode ser um sinal que não bebemos água suficiente.

Quando devo suplementar? 

Em atletas de provas de longa duração, o mecanismo de desidratação se dá principalmente pela perda de suor, que pode chegar a ser de até 2L/hora. Para este público, se faz necessário o uso de solução de reposição oral, que permite a adequada reposição de água, energia (carboidrato simples) e eletrólitos (principalmente o sódio), que são importantes nutrientes para o corpo e ficam deficientes em casos de desidratação.

Referências

CARVALHO, Tales de; MARA, Lourenço Sampaio de. Hidratação e nutrição no esporte. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, p. 144-148, 2010.

Classifique esse post

12 visualizações

コメント


bottom of page