top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Higiene do Sono: Qual a importância?

Não há dúvidas que um sono de qualidade e com duração adequada é imprescindível para a promoção de um estilo de vida saudável, mas ainda há muitas pessoas que têm dúvidas dos caminhos para conseguir ter uma  noite de sono restauradora. Para isso, o melhor método é a adoção da higiene do sono. Leia abaixo para entender melhor!



Table of ContentsToggle

O que é a higiene do sono?

A higiene do sono consiste em uma série de atos que devem ser implementados na rotina diária para que haja uma melhora do sono, e, diferente do que muitos pensam, ela se inicia logo ao acordar, por meio da exposição ao Sol, visando a regulação do ciclo circadiano. 

Outros atos que podem ser implementados na higiene do sono são: parar de tomar café por volta de 15h da tarde, definir um horário (pelo menos 3 horas antes de dormir) para cessar as atividades intelectuais, fazer diversas coisas que promovem relaxamento antes de dormir, desligar as luzes fortes e brancas quando o sol se pôr. 

Hábitos como os citados vão auxiliar na melhoria do sono diário e, consequentemente, do estilo de vida. Uma revisão feita para evidenciar o impacto do sono na tomada de decisões e no comportamento humano, deixou claro que, mesmo que o indivíduo não perceba, quando ele não dorme direito muitos mecanismos de comportamentos são alterados. 

Um exemplo que o estudo mostra é a memória de curto prazo, que sofreu uma piora em pessoas que dormiram menos. Sendo assim, podemos concluir que dormir é essencial para o desempenho pessoal.

Prática Clínica 

O controle da ansiedade por meio da modulação ambiental é a base para uma boa noite de sono. Portanto, luzes fracas, ciclo circadiano regulado, moderação nas doses de cafeína ingeridas e atos relaxantes compõem uma rotina de sono adequada.

Referências Bibliográficas

Sugestão de Leitura: Kiwi melhora o sono dos atletas?

Artigo: KRAUSE, Adam J.; SIMON, Eti Ben; MANDER, Bryce A.; GREER, Stephanie M.; SALETIN, Jared M.; GOLDSTEIN-PIEKARSKI, Andrea N.; WALKER, Matthew P.. The sleep-deprived human brain. Nature Reviews Neuroscience, [S.L.], v. 18, n. 7, p. 404-418, 18 maio 2017. Springer Science and Business Media LLC.

Classifique esse post

9 visualizações

Comments


bottom of page