top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Impacto da Vitamina B12 no Vegetarianismo e Veganismo

A adoção por uma alimentação vegetariana e vegana vem ganhando mais adeptos em todo o mundo. Frequentemente, os adeptos a esse modelo dietético buscam um estilo de vida mais natural e saudável para si e para o próximo. Entretanto, com a redução da ingestão ou exclusão total dos alimentos de origem animal, o consumo de alguns nutrientes se mostra prejudicado. Sendo assim, o status de vitamina B12, por ser obtida principalmente através de alimentos fonte de origem animal, faz desta uma preocupação constante em pacientes vegetarianos ou veganos.



Table of ContentsToggle

Suplementar Vitamina B12 ou Não?

Inicialmente, é importante salientar que não só os adeptos a uma dieta plant based estão em risco de níveis reduzidos de vitamina B12, mas também os onívoros. Porém, para os vegetarianos e veganos essa deficiência pode ser ainda mais acentuada, visto que o consumo de, até mesmo, alimentos fortificados ainda é insuficiente para atender às suas reais necessidades. Assim, em muitos casos a suplementação pode ser necessária. 

Média de Ingestão da Vitamina B12 na População

A média diária de ingestão dessa vitamina é de cerca de 7 µg para onívoros e de só  0,4 para veganos/vegetarianos, segundo dados de uma pesquisa realizada no Reino Unido no final de 2022.  Assim, com a exclusão da dieta dos alimentos como carnes, ovos, leite, queijo, mel e a gelatina, o nível de consumo tende a ser significativamente baixo.

Com isso, as consequências da deficiência de vitamina B12 vão desde a modificação da saúde óssea, até distúrbios neurológicos e desordens neuropsiquiátricas, em casos mais severos. Além da vitamina B12, nessa população há também o risco para outras deficiências que, geralmente, se mostram associadas ao baixo IMC, preditivo para alguns distúrbios ósseos e maior risco de fraturas.

Estratégias Nutricionais na Deficiência de Vitamina B12

Tendo em vista que o tempo exato para o desenvolvimento de um nível acentuado de deficiência ainda não é bem definido, cabe a utilização de estratégias nutricionais visando o aumento da biodisponibilidade e da absorção de nutrientes. Além disso, a suplementação de vitamina B12, B2, B6 e do ácido fólico são importantes para prevenir e/ou melhorar quadros de anemia megaloblástica. 

Sintomatologia da Deficiência de Vitamina B12

Frequentemente os indivíduos apresentam queixas depressivas, confusão mental, comprometimento da memória, dispneia, cansaço e fraqueza muscular. Além disso, complicações gestacionais, bem como maior probabilidade abortos espontâneos, baixo peso fetal ao nascer e eclâmpsia. Isso porque esta vitamina está envolvida no processo de mielinização neuronal e, consequentemente, correto desenvolvimento cognitivo infantil. Dessa forma, observa-se que o estado nutricional materno de vitamina B12 interfere na capacidade cognitiva da criança

Prática Clínica

Portanto, uma dieta vegetariana e vegana tem ótimo potencial de para manter um indivíduo forte e saudável, desde que o planejamento dietético seja realizado adequadamente. Dessa forma, o nutricionista tem papel indispensável na manutenção da saúde dos seus pacientes, visto que é possível atingir as necessidades individuais de cada paciente no plano dietético seguindo as recomendações diárias (DRIs).  Assim, quando identificado que o alcance por meio da alimentação não é aplicável, pode se pensar na suplementação de vitamina b12.

Referências Bibliográficas

Artigo: Niklewicz, A., Smith, AD, Smith, A. et al. A importância da vitamina B 12 para indivíduos que escolhem dietas à base de plantas. Eur J Nutr 62 , 1551–1559 (2023). 

Classifique esse post

7 visualizações

Commentaires


bottom of page