top of page

Impactos da Beta-Alanina na Composição Corporal

A beta-alanina é um suplemento que vem mostrando melhora na performance de atletas de esportes de alta intensidade e baixa duração, como a musculação, e age reduzindo a percepção de fadiga muscular no atleta.



Table of ContentsToggle

Mecanismo de Ação da Beta-Alanina

A beta-alanina age como um tampão intracelular, evitando o excesso de íons H + dentro do músculo (que geram acidez) durante a realização de exercícios de alta intensidade. Sendo assim, ela aumenta os níveis de carnosina, que atuam diretamente na diminuição da acidose sanguínea e consequentemente, diminui a fadiga.

Beta-Alanina Melhora a Composição Corporal?

De acordo com estudos recentes, o suplemento em questão não tem como efeito o aumento de massa muscular. Essa conclusão foi feita por uma meta-análise intitulada “Effects of beta-alanine supplementation on body composition: a GRADE-assessed systematic review and meta-analysis”, em que foram analisados 20 estudos, todos tendo uma duração maior que 3 meses. Entretanto, a metanálise menciona que, nenhum dos dados analisados examinaram o efeito da beta-alanina quando alinhada a estratégias nutricionais e esportivas adequadas. Ou seja, a beta-alanina, apesar de ter os efeitos já mencionados anteriormente no que tange o desempenho esportivo, não afeta, por si só, as mudanças da composição corporal.

Prática Clínica

A beta-alanina tem se mostrado extremamente eficiente quando o assunto é performance esportiva, em específico a respeito de exercícios de alta intensidade.

Outrossim, vale ressaltar que, apesar do estudo analisado não apresentar resultados diretos do suplemento na melhora da composição corporal, quando combinado com uma prescrição dietética, que tenha como objetivo o ganho de massa muscular e a prática regular de exercício físico, o uso do suplemento pode potencializar a melhora da composição corporal. De modo que, há um aumento da performance física, além de que o cenário completo está a favor do ganho massa muscular.

Referências Bibliográficas

Artigo: Ashtary-Larky D, Bagheri R, Ghanavati M, Asbaghi O, Wong A, Stout JR, Suzuki K. Effects of beta-alanine supplementation on body composition: a GRADE-assessed systematic review and meta-analysis. J Int Soc Sports Nutr. 2022 May 31;19(1):196-218. doi: 0.1080/15502783.2022.2079384. PMID: 35813845; PMCID: PMC9261744.

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page