top of page

Importância do Sódio na Prática Esportiva

Quando o assunto é performance, é comumente ressaltado a importância de carboidratos, proteínas e gorduras. Porém, muitas vezes nutrientes como o sódio, acabam sendo esquecidos. 

Além disso, o sódio é um nutriente com muitos estigmas e em diversas situações, o mesmo é constantemente restringido de forma desnecessária. Tendo isso em vista, é de extrema importância evidenciar o papel do sódio no corpo humano.



Table of ContentsToggle

Funções Gerais do Sódio no Corpo Humano

O sódio é o principal cátion contido no líquido extracelular, tendo diversos papéis vitais para o bom funcionamento do corpo humano, como auxiliar a liberação de secreções digestivas e controlar a absorção de alguns nutrientes. Além disso, garante volume sanguíneo suficiente, possibilitando melhor pressão das artérias. Para além da sua importância na regulação do equilíbrio hídrico, ele é vital para a estimulação das células musculares e nervosas e também está envolvida no controle do equilíbrio ácido-base.

Sódio no Esporte

O sódio, no que tange na prática esportiva, tem o objetivo de manter a produção de aldosterona e vasopressina para melhorar o equilíbrio eletrolítico, assim resultando uma maior retenção de água no corpo. Essa maior retenção hídrica, pode atenuar a fadiga, as cãibras musculares e a hiponatremia durante o exercício.

A hiponatremia é definida como a baixa concentração de sódio no plasma, podendo ocasionar em cansaço, tontura, fraqueza, dores de cabeça, distúrbios mentais, oligúria, cãibras, vômitos, convulsões e hipoglicemia. A diminuição do sódio no sangue durante o exercício, pode ocorrer por conta do consumo excessivo de líquido, aumentos na perda de sódio e supressão da ação do hormônio antidiurético.

Entretanto, esta é mais comum em esportes de longa duração, como os esportes de endurance ou ultra-endurance. Isso é prudente, pois os esportes de endurance propiciam uma maior perda de água e eletrólitos. A desidratação relacionada ao exercício, pode comprometer a função cardiovascular, devido a uma redução do fluxo sanguíneo e do débito cardíaco. Além disso, o baixo volume sanguíneo ocasionada pela perda de água, pode gerar um menor transporte de oxigênio e glicose para as células musculares, afetando a disponibilidade de substâncias que auxiliam na produção de energia.

Prática Clínica

Tendo a compreensão desses fatores, ter uma ingestão de sódio adequada , é vital para o bom funcionamento do corpo.  Para a população geral, a ingestão de sódio recomendada é 1,5g/dia. Já nos esportes, essa ingestão vai diferir muito conforme a necessidade de cada atleta, a princípio o consumo de sódio deve ser proporcional com as perdas de água no suor.

Referências Bibliográficas

Artigo: VENIAMAKIS, Eleftherios; KAPLANIS, Georgios; VOULGARIS, Panagiotis; NIKOLAIDIS, Pantelis T.. Effects of Sodium Intake on Health and Performance in Endurance and Ultra-Endurance Sports. International Journal of Environmental Research And Public Health, [S.L.], v. 19, n. 6, p. 3651, 19 mar. 2022.

Classifique esse post

6 visualizações

Comments


bottom of page