top of page

Inflamação



Table of ContentsToggle

O que é inflamação?

A inflamação compreende uma cascata de reações desencadeadas pelo sistema imune em resposta a infecções ou lesões que ocorrem no organismo, constituindo assim um perfil inflamatório que podem ser observados por diversas variações nos padrões bioquímicos do indivíduo.

Para que serve a inflamação?

O quadro de inflamação é uma “tentativa”do organismo de erradicar substâncias agressoras e microrganismos patogênicos, além de promover o reparo tecidual nos locais lesionados. Quando aguda é benéfica no sentido de defesa para o corpo e reconstrução tecidual. Porém, quando a resposta inflamatória é excessiva e persistente, o funcionamento dos órgãos e sistemas se compromete, levando ao desenvolvimento de uma série de condições de base inflamatória como doenças pulmonares, esclerose múltipla, bem como a inflamação crônica de baixo grau que corrobora com a patogênese da obesidade. 

Como funciona?

A inflamação gera dor, calor, rubor e edema, reações promovidas a partir da liberação de citocinas, aminas vaso ativas dos mastócitos e macrófagos, quimiocinas e metabólitos do sistema complemento a fim de eliminar os agentes invasores. As células do sistema imune e seus subprodutos são chamados de mediadores inflamatórios que induzem vasodilatação ao redor da lesão e acionam as células de defesa para o local que sofreu um corte, por exemplo, que será reconstruído. 

Quando precisa suplementar?

A exposição constante a agentes infecciosos como bactérias, fungos e vírus, além dos poluentes e o estilo de vida sedentário, corroboram para o estado de inflamação crônica. Dessa forma, a utilização de compostos anti-inflamatórios advindos dos alimentos e dos suplementos, é uma necessidade crescente. As frutas, verduras e legumes são ricos em fitoquímicos que apesar de não terem todos os seus mecanismos fisiológicos bem compreendidos, atuam de forma anti inflamatória no corpo, auxiliando na promoção de saúde. 

Referência

Zhu, F., Du, B., & Xu, B. (2018). Anti-inflammatory effects of phytochemicals from fruits, vegetables, and food legumes: A review. Critical reviews in food science and nutrition, 58(8), 1260–1270. https://doi.org/10.1080/10408398.2016.1251390

Classifique esse post

5 visualizações

Hozzászólások


bottom of page