top of page

Ingestão de proteína para perda de peso em atletas de elite

Atletas de elite necessitam regularmente de muita energia e proteína durante treinamentos e competições. Além disso, a perda de peso em atletas de elite, se desejada, é comumente alcançada pela introdução de um déficit calórico que consiste na restrição da energia alimentar aliada ao seu treinamento. 

No entanto, a perda de peso feita sem planejamento pode gerar perdas da massa muscular esquelética, um fator que afeta a performance e a composição corporal. Sendo assim, diversas estratégias nutricionais foram pautadas para promover a perda de peso com qualidade, ou seja, a perda de massa gorda enquanto se mantém a massa magra.



Table of ContentsToggle

Massa muscular x desempenho x proteína


A perda de massa muscular pode afetar não só a composição corporal, mas também a performance esportiva. Ademais, pensando no desempenho atlético, a perda de massa muscular pode gerar limitações na capacidade funcional e diminuição na força do atleta. Assim, sabendo que o músculo é altamente responsivo a estímulos externos, a prática do treinamento resistido e quantidades ideais de proteína são primordiais para manter a massa muscular esquelética.

Recomendações de proteína para perda de peso


Durante a restrição calórica, o balanço proteico muscular negativo normalmente é inevitável. Desse modo, estratégias como o aumento da ingestão de proteínas poderiam melhorar o equilíbrio proteico muscular durante a restrição energética da dieta, essencial para a manutenção da massa magra.


A recomendação de proteínas para atletas durante a perda de peso varia 2,3 a 3,1 g/kg de peso corporal. Além disso, garantir no mínimo 0,25 g/kg de proteínas de alta qualidade por refeição é primordial para a maximização da síntese proteica e na manutenção de massa muscular. Vale ressaltar que o aumento da ingestão proteica pode ser uma ótima estratégia para mitigar a fome do atleta durante a restrição calórica.

Prática Clínica

Dessa forma, o uso de suplementos proteicos é irrelevante para atenuar a perda de massa muscular quando a ingestão proteica for insuficiente. Porém, garantindo a ingestão proteica suficiente, suplementos como o whey protein pode ser uma fonte viável para promover uma alta síntese proteica.


Referências


HECTOR, Amy J.; PHILLIPS, Stuart M.. Protein Recommendations for Weight Loss in Elite Athletes: a focus on body composition and performance. International Journal Of Sport Nutrition And Exercise Metabolism, [S.L.], v. 28, n. 2, p. 170-177, mar. 2018


Classifique esse post

6 visualizações

Comments


bottom of page