top of page

Iodo: Por que é importante na infância?

Os primeiros mil dias são primordiais na vida de uma criança. Durante esse período, as demandas metabólicas por macros e micronutrientes são altas. Sendo assim, um micronutriente importantíssimo no desenvolvimento de hormônios tireoidianos e também do cérebro é o iodo. Por isso, veremos aqui o motivo pelo qual o iodo é tão importante na infância. Leia para saber mais.  



Table of ContentsToggle

Iodo na Infância: Qual utilidade?

O iodo é um nutriente fundamental na produção de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que são os principais hormônios envolvidos no funcionamento da tireoide. Além disso, esse nutriente está relacionado com o bom desenvolvimento cerebral. Logo, garantir a ingestão adequada é fundamental. 

Nas crianças de até seis meses em situação de amamentação exclusiva toda ingestão de iodo advém do leite materno. Assim, subentende-se que a nutrição materna deve ser rica para que os níveis adequados de iodo sejam providos para o bebe. Além disso,  crianças expostas a situação de deficiência de iodo sofrem danos cerebrais que podem ser evitados com a correta reposição de iodo quando fornecido para renovar os estoques intra uterinos. 

Consequências da Baixa Ingestão de Iodo na Infância

Como consequência a baixa exposição de iodo, as crianças podem não expressar todo o seu potencial cognitivo. Um estudo feito com mães e bebês noruegueses encontrou uma  concentração de iodo urinário infantil na mediana de 82 µg/l, um valor abaixo do recomendado pela OMS que é de (100 µg/l) aos 3 meses de idade. Nesse sentido, nota-se que existe risco de consumo insuficiente de iodo por parte das crianças. 

Prática Clínica

Dessa forma, atentar-se a alimentação materna é tão importante quanto atentar-se a alimentação infantil a fim de garantir uma boa nutrição para ambos. Além disso, a ingestão correta de iodo também deve ser investigada em bebês alimentados com fórmula a fim de evitar possíveis deficiências. No mais, de forma prática, no período de introdução alimentar, os alimentos fonte de iodo como leite, ovos e peixes devem ser ofertados tendo em vista a importância do iodo na infância. 

Referências Bibliográficas

Artigo: Status de iodo infantil   Næss, S., Aakre, I., Strand, T., Dahl, L., Kjellevold, M., Stokland, A., . . . Markhus, M. (2023). Status de iodo infantil e associações com nutrição materna de iodo, status de amamentação e função da tireóide. British Journal of Nutrition, 129 (5), 854-863. doi:10.1017/S0007114522001465

Leia mais sobre o tema no portal Science Play: Como realizar o manejo nutricional nos distúrbios da tireóide?

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page