top of page

Jejum Intermitente



Table of ContentsToggle

O que é?

O jejum intermitente é um tipo de padrão alimentar que consiste em períodos definidos e programados de jejum.

Para que serve o jejum intermitente?

Estudos apontam que sua adoção pode reduzir o risco de hipertensão, dislipidemia e problemas cardiovasculares. Além disso, a prática de jejum reduz o consumo de alimentos ultraprocessados, auxilia na queima de gordura e controle do excesso de peso.

Como funciona o jejum intermitente?

O jejum intermitente é feito em um período de 12 até 48 horas em que o indivíduo fica sem ingerir alimentos sólidos e bebidas calóricas. Além das horas de jejum, também são definidos os dias em que ele ocorre, sendo o mais comum o regime de 5:2, ou seja, em dois dias da semana o indivíduo fará o jejum e nos outros 5, se alimentar de forma normal.

O que é permitido?

Após o período de jejum é indicado a ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico, pobre em gorduras e ricos em fibras. Dessa maneira, alimentos fritos e preparados com muita gordura não são aconselhados, as frutas e verduras como a laranja, maçã, batata doce, abobrinha, tomate e couve dentre outros alimentos com alta densidade nutricional são indicados. 

Referência

Dong, T. A., Sandesara, P. B., Dhindsa, D. S., Mehta, A., Arneson, L. C., Dollar, A. L., Taub, P. R., & Sperling, L. S. (2020). Intermittent Fasting: A Heart Healthy Dietary Pattern?. The American journal of medicine, 133(8), 901–907.

Classifique esse post

4 visualizações

Commentaires


bottom of page