top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Lipídios

Os lipídios, ou comumente conhecidos como gorduras, são um grupo variado de compostos orgânicos cuja unidade funcional são os ácidos graxos característicos por sua alta solubilidade em solventes orgânicos e pela baixa solubilidade em água. Nesse sentido, os ácidos graxos podem ser divididos através da presença ou não de insaturações dando origem aos  ácidos graxos saturados (AGS), monoinsaturados (AGMI) e poli-insaturados (AGPI). Além disso, é possível também classificá-los quanto ao tamanho de sua cadeia, existindo os de cadeia curta (AGCC), de cadeia média (AGCM) e de cadeia longa (AGCL). Ou também a partir de que família este ácido graxo pertence como a família ômega 3 (ω3), ômega 6 (ω6), ômega 7 (ω7) e ômega 9 (ω9).



Table of Contents


Para que Serve os Lipídios?


A função prioritária dos lipídios é o armazenamento de energia em um tecido específico (adiposo). Logo, cada grama de gordura possui 9 Kcal e sua recomendação pelo Institute of Medicine para  ingestão diária varia entre 20 a 35% das calorias totais. No mais, os lipídeos podem funcionar como componentes alternativos à glicose visto que são bioquimicamente mais energéticos. Além disso, fornecem isolamento térmico, mecânico e elétrico para o corpo, são componentes estruturais das membranas biológicas e dão origem a inúmeras moléculas como os hormônios e prostaglandinas. 


Como Funciona os Lipídios?


A gordura presente nos alimentos é composta majoritariamente por triglicerídeos que no corpo sofrem ação das lipases presentes na saliva e nas secreções gástricas, são posteriormente emulsificados com auxílio das secreções biliares e pancreáticas, depois são absorvidos e transportados até serem armazenados nas células de gordura nos adipócitos,  dentro do tecido adiposo. 


Quando Precisa Suplementar?


Muitos estudos  evidenciam os mecanismos de ação dos ácidos graxos poliinsaturados, principalmente o ômega 3 na redução dos níveis de triglicerídeos, lipoproteínas e colesterol sendo cada vez mais necessária a suplementação desse  componente visto que a ingestão dietética em quantidades suficientes é dificultada tendo em vista a sua origem. Dessa forma, a suplementação com EPA e DHA combinados em diferentes proporções é feita a fim de proporcionar benefícios à saúde, além da suplementação de ômega 6 e 9 quando necessário. 


Continue Estudando...



Sugestão de Estudo: Ácidos Graxos


Referências Bibliográficas


Shahidi, F., & Ambigaipalan, P. (2018). Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits. Annual review of food science and technology, 9, 345–381.

0 visualização

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page