top of page

Músculo



Table of ContentsToggle

O que é?

O músculo é formado por fibras que possuem a característica de se contrair e alongar, estes fazem parte do sistema muscular do corpo humano, cuja composição celular é formada em grande parte por proteínas filamentosas. Apresentam-se no organismo subdivididos em três tipos, o músculo estriado esquelético, estriado cardíaco e  liso. Por sua grande especificidade, os componentes das células musculares recebem denominações diferentes em que o citosol é o sarcoplasma, a membrana celular é o sarcolema e o retículo endoplasmático é o retículo sarcoplasmático. 

Para que serve o músculo?

Dentre as funções que o músculo exerce, as de sustentação, estabilidade, movimento, contração e produção de energia/força, por transformar energia química em mecânica, são predominantes. Estudos recentes ilustram também a função endócrina do músculo em que ocorre a produção e liberação de substâncias, como prostaglandinas e miocinas, esta última, liberada no período pós-exercício que age na sinalização do processo de hipertrofia muscular.

Como funciona o músculo?

O músculo é formado por milhares de fibras musculares organizadas que formam os feixes recobertos pelo epimísio. O perimísio é composto por septos de tecido conjuntivo, que divide os feixes musculares e ainda entre as fibras existe uma fina camada de tecido conjuntivo denominada endomísio, que irriga o músculo através dos seus capilares sanguíneos. Além dessa organização celular, é controlado pelo sistema  nervoso e regulado por alguns nutrientes, a exemplo do cálcio, um mineral indispensável para o processo de contração muscular, processo esse que gera gasto de energia. 

Quando precisa suplementar?

No que diz respeito à suplementação, o whey protein e a creatina são os dois suplementos mais utilizados, cujo nível de evidência científica é extremamente alto para embasar seu uso. Nesse sentido, para manutenção, ganho de massa muscular e de força, estes componentes podem ser indicados além da associação com o treinamento de força regular. 

Referência

McGlory, C., van Vliet, S., Stokes, T., Mittendorfer, B., & Phillips, S. M. (2019). The impact of exercise and nutrition on the regulation of skeletal muscle mass. The Journal of physiology, 597(5), 1251–1258. https://doi.org/10.1113/JP275443

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page