top of page

Macarrão: Um alimento proibido?



Table of ContentsToggle

Um alimento engordativo?

De maneira inicial, com a popularização das dietas Low carb, aqueles alimentos fonte de carboidrato, principalmente, os refinados, ganharam a prerrogativa de serem alimentos altamente “engordativos” e que  contribuem para o aumento do peso corporal. No entanto, o uso das massas, em especial do macarrão, carrega consigo uma vasta história cultural, que perdura durante séculos, a exemplo do seu uso na culinária italiana. Assim, analisar tanto o alimento sob uma ótica bioquímica é relevante, mas também, levar em consideração as regionalidades e a história de cada comida também é primordial para a construção de um bom plano alimentar. 

Macarrão é de alto ou baixo índice glicêmico?

Ao contrário do que se pensa, a massa do macarrão é feita a partir grãos refinados cuja estrutura única de ligações dos carboidratos o torna um alimento de baixo índice glicêmico. Ou seja, tal alimento pode ser inserido na dieta de vários pacientes. Além disso, os demais alimentos que acompanham o preparo do macarrão também exercem um efeito positivo na redução do pico glicêmico, principalmente as proteínas. No mais, as fibras são ótimos aliados quando se pensa em aumentar o valor nutritivo de um prato contendo macarrão. Dessa forma, existem inúmeras aplicabilidades práticas para o consumo eficiente do macarrão. 

Prática Clínica

Assim, o macarrão não é um alimento proibido na dieta, mesmo daqueles indivíduos que estão em busca do emagrecimento. Assim, além do monitoramento das quantidades consumidas, você, nutricionista, pode, de maneira prática, associar fontes de carboidrato, proteína e também adicionar fibras às preparações que contenham macarrão a fim de tornar a dieta mais nutritiva e individualizada. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play ao Fast Tracks – Nutrição Esportiva Carboidratos intra-treino  com a nutricionista Andreia Naves

Artigo: Impact of Pasta Intake on Body Weight and Body Composition: A Technical Review Sanders LM, Slavin J. Impact of Pasta Intake on Body Weight and Body Composition: A Technical Review. Nutrients. 2023; 15(12):2689. https://doi.org/10.3390/nu15122689

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page