top of page

Manejo Nutricional Assertivo na SII

Distensão, dores abdominais e mudança no ritmo intestinal, são sintomas comuns da Síndrome do Intestino Irritável (SII). Tal distúrbio possui caráter crônico e influencia a qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, saber aplicar o manejo nutricional mais assertivo na SII é crucial na prática clínica. Veja a seguir. 

Inicialmente, a SII se caracteriza como uma patologia cuja interação intestino-cérebro é extremamente complexa. Tal comunicação bidirecional influência nos sintomas que são aliviados parcialmente com modificações dietéticas específicas. Logo, as intervenções dietéticas são responsáveis por melhorar a sintomatologia na SII e auxiliar no tratamento, uma vez que possuem grande potencial para modular a motilidade intestinal, mitigar a hipersensibilidade visceral e também impactar o perfil da microbiota. Nesse sentido, para um bom manejo nutricional na SII alguns nutrientes são indispensáveis, como os polifenóis, as fibras dietéticas e também alguns minerais específicos. 



Table of ContentsToggle

Polifenóis na SII

Nesse sentido, os polifenóis são um grupo de metabólitos secundários produzidos pelos componentes vegetais e conferem ações benéficas ao organismo. Além disso, os polifenóis como os  flavonóides, ácidos fenólicos estilbenos, lignanas e taninos, auxiliam na proteção de componentes celulares contra os radicais livres, conferindo propriedades anti-inflamatórias e efeitos antiespasmódicos. Dessa maneira, possivelmente os polifenóis atuam na  motilidade e também na sensibilidade intestinal,  modulando as vias inflamatórias e a regulação na  produção de citocinas,

Minerais na SII

No mais, no grupo dos minerais, dois elementos ganham destaque, o magnésio e o potássio. Tais micro-cronutrientes são vitais para o sistema gastrointestinal pois estão relacionados a função muscular, motilidade e peristaltismo e também a função nervosa que envolve as conexões com o sistema nervoso. 

Fibras na SII

Somado a isso, a suplementação com fibras, em especial as fibras solúveis estão relacionadas a melhora da consistência fecal, aumentando o volume das vezes e redução da consistência diarreica. Além disso, as fibras solúveis também atuam no combate ao  inchaço abdominal, um dos principais sintomas da síndrome. 

Prática Clínica

Portanto, dentro das estratégias nutricionais para garantir o aporte de  fibras solúveis, alimentos como a  aveia, feijão e casca de psyllium, podem ser integrados à dieta dos pacientes. Além disso, para os minerais, além do aporte de magnésio e potássio, vale atentar também para o status de vitamina B1, B2, cálcio, ferro e zinco, e a vitamina D, vitamina B2, ferro e cálcio.  Logo, garantir uma alimentação natural é a forma de oferecer fitoquímicos, polifenóis, fibras e minerais em boas quantidades para fazer o manejo nutricional assertivo na SII. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play SINE Intestino Irritável e Estratégias Low FODMAP

Leia mais sobre o tema: Síndrome do Intestino Irritável

Chiarioni G, Popa SL, Ismaiel A, Pop C, Dumitrascu DI, Brata VD, Duse TA, Incze V, Surdea-Blaga T. The Effect of Polyphenols, Minerals, Fibers, and Fruits on Irritable Bowel Syndrome: A Systematic Review. Nutrients. 2023; 15(18):4070. https://doi.org/10.3390/nu15184070

Classifique esse post

0 visualização

Comments


bottom of page