top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Manejo para Emagrecimento na SOP com Fitoterápico

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é ​​uma das principais causas de infertilidade em mulheres devido ao desequilíbrio hormonal. Sabia que entre 5% e 10% das mulheres de 18 a 44 anos podem ser afetadas por essa doença? Consequentemente, esse desequilíbrio hormonal pode gerar alteração no peso e dificuldade de emagrecer.



Table of Contents


Mas Como Tratar a SOP?


O aumento do hormônio luteinizante (LH) ou os níveis elevados de insulina no sangue são considerados dois contribuintes proeminentes para a causa da SOP. Por isso, os pacientes com SOP geralmente passam por tratamento clínico extenso, que pode envolver modificação do estilo de vida e intervenções farmacêuticas. Entretanto, as opções de tratamento para a síndrome do ovário policístico são severamente limitadas e geralmente estão mais relacionadas aos sintomas. 


Dessa forma, medicamentos produzidos a partir de fontes naturais podem ser uma terapia substitutiva impressionante com um mecanismo de ação familiar para a criação de um agente de tratamento poderoso, seguro e econômico para esta os efeitos colaterais dessa doença.


Uso da Tinospora cordifolia na SOP


A Tinospora cordifolia é uma das plantas medicinais mais populares da Ayurveda. Ela tem vários usos médicos devido à falta de efeitos colaterais/efeitos colaterais mínimos e ampla gama de efeitos benéficos, incluindo manejo da menstruação, diabetes e estresse. Como uma erva anti-inflamatória, acredita-se que seja extremamente eficaz contra a SOP devido ao fato de que a desregulação da insulina e os cistos ovarianos têm uma causa raiz comum, ou seja, inflamação crônica leve nos tecidos. Dessa forma, reduzir a resistência insulínica aumenta o metabolismo e estimula todos os tecidos naturalmente. 


Compostos Ativos da Planta


Os constituintes são alcalóides (tinosporina, magnoflorina, berberina, colina, jatrorrhiza, palmatina, tembeterina), flavonoides (quercetina, luteolina e kaempferol), esteróides, terpenóides, glicosídeos, sesquiterpenos, óleos essenciais, polissacarídeos e uma mistura de ácidos graxos. 


Resultados Promissores


Verificou-se que os extratos de Tinospora cordifolia restauraram o peso corporal normal, reduziram a dislipidemia associada à SOP e reduziram a resistência à insulina. Também regulava o nível de hormônios como LH, FSH, estradiol, progesterona e testosterona. Os estudos morfológicos e histopatológicos comprovaram que os extratos inibem alterações nos sistemas celulares, teciduais e orgânicos do corpo.


Prática Clínica


Os resultados do estudo mostram o uso de Tinospora cordifolia como suplemento nutricional promoveu emagrecimento, reduzindo a resistência à insulina e dislipidemias, além de regular os níveis de hormônios sexuais. 


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas 


Rani R, Chitme HR, Kukreti N, Pant P, Abdel-Wahab BA, Khateeb MM, Habeeb MS, Bakir MB. Regulation of Insulin Resistance, Lipid Profile and Glucose Metabolism Associated with Polycystic Ovary Syndrome by Tinospora cordifolia. Nutrients. 2023; 15(10):2238.

Opmerkingen


Opmerkingen zijn uitgezet.
bottom of page