top of page

Mente



Table of ContentsToggle

O que é?

A mente pode ser definida como o conjunto das faculdades mentais formadoras de fenômenos que incluem o pensamentos, emoções, sentimentos, a memória e as vontades humanas, entretanto é preciso considerar que sua definição ainda é incerta frente à sua complexidade.

Para que serve a mente?

É através desta que o ser humano tem a possibilidade de controlar seus comportamentos e funções do corpo como, por exemplo, a contração de músculos voluntários. Sendo assim, ela é a parte abstrata que determina as ações que devem ser exercidas pelo cérebro. Além de sua principal função ser a capacidade de inteligência e raciocínio que a mente proporciona ao individuo. 

Como funciona a mente?

Funciona no sentido de produzir crenças, sensação de dor, prazer, desejo, percepção de espaço e tempo. Ou seja, está relacionada com as aspectos cerebrais do corpo humano que abrangem as funções cognitivas, com o intelecto sendo fator determinante para o comportamentos humanos. Logo, é possível perceber que seu funcionamento pode ser dar sob forma consciente ou inconsciente, possibilitando que o ser humano obtenha informação, crie e faça seu processamento além de armazenar na memória. 

Cuidados que se deve ter

É na mente que estão gravadas as fobias, crenças e os medos e o cuidado com a mente engloba o cuidado integral, ou seja, o cuidado com o indivíduo como um todo. Dessa forma um estilo de vida saudável que envolve boa alimentação, exercícios físicos e manejo de estresse são fundamentais para se ter uma mente sã.

Referência

Sugestão de leitura: Alimentos para o cérebro

de Oliveira, M. R., Chenet, A. L., Duarte, A. R., Scaini, G., & Quevedo, J. (2018). Molecular Mechanisms Underlying the Anti-depressant Effects of Resveratrol: a Review. Molecular neurobiology, 55(6), 4543–4559. https://doi.org/10.1007/s12035-017-0680-6

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page