top of page

Microbioma



Table of ContentsToggle

O que é microbioma?

O microbioma corresponde ao total de genes que uma população de microorganismos possui, ou seja, todo o seu patrimônio genético. Porém, esse termo comumente é confudido com microbiota, sendo utilizados como sinônimos. Embora em desuso, outro termo também associado aos microorganismos, é micróbios.  

Microbiota e microbioma: as diferenças

A microbiota refere-se aos microorganismos presentes em determinado ambiente, como a microbiota oral, vaginal e intestinal.  Já o microbioma compreende os genes que formam o genoma dos microorganismos daquele ambiente que com o avanço da tecnologia e das pesquisas científicas, tornou-se possível múltiplas análises de sequenciamento do DNA, o que permite sua identificação e categorização como, por exemplo, dos vírus e das bactérias.

Como funciona?

É, basicamente, o patrimônio genético da microbiota e, no que se trata da espécie humana, expressam características que influenciam diretamente na saúde. Os genes da microbiota são complementares aos genes humanos e influenciam tanto nos processos de saúde, como também nos processos de desenvolvimento de doenças, além de influenciarem a diversidade da microbiota. Somado a disso, é influnciado pelo estilo de vida, sexo, índice de massa corporal (IMC) além de fatores epigenético como escolhas alimentares e ambiente no qual o indivíduo está inserido. 

Referência

Gómez A. Microbioma, salud y enfermedad: probióticos, prebióticos y simbióticos. Biomedica. 2019 Dec 1;39(4):617-621. Spanish. PMID: 31860173; PMCID: PMC7363347.

Classifique esse post

2 visualizações

Commentaires


bottom of page