top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Microbiota



Table of ContentsToggle

O que é?

A microbiota refere-se ao conjunto de microrganismos, simbióticos, comensais ou patogênicos, que habitam os organismos multicelulares como as plantas e os animais. Também pode ser denominada como flora, microflora ou microbioma. Podendo, ainda, ser composta por vírus, fungos, protozoários, bactérias e outros organismos que exercem papel determinante nos processos de saúde e doença. 

Para que serve a microbiota?

Nos humanos, a microbiota está presente principalmente na pele, no trato geniturinário, boca, estômago, olhos e  intestino. Quando em condições normais, não causa doença, sendo considerada uma microbiota saudável. A microbiota tem como principal função, impedir a entrada de microrganismos patogênicos no hospedeiro, evitando inúmeras infecções, além de competir com agentes patogênicos por sítios de ação e pelos nutrientes, reduzindo assim o acometimento de doenças.

Como funciona a microbiota?

Começam ser formadas e multiplicadas desde o nascimento, pois até o tipo de parto (vaginal ou cesáreo) influencia na mesma. Muitos são os fatores que a influenciam, sendo os principais de ordem genética, ambiental e nutricional. Ainda não se sabe por completo, os efeitos que exercem sob o hospedeiro, apesar de inúmeros estudos evidenciarem os seus benefícios para a saúde, além de se mostrarem fatores determinantes para  desenvolvimento de doenças bem como seus tratamentos. 

Quando precisa suplementar?

Estudos evidenciam que o uso de antibióticos tem impacto negativo na saúde da microbiota, reduzindo a sua quantidade e diversidade, fato este que interfere na saúde do indivíduo, deixando o seu sistema imune mais enfraquecido. Não só os antibióticos, mas também outros medicamentos como os utilizados para o tratamento de diabetes. Dessa forma, além da alimentação saudável, exercício físico e sono de qualidade, alguns microrganismos podem ser suplementados a fim de promover sua reparação, principalmente a intestinal tendo em vista a sua grande exposição a agente infecciosos. 

Referência

Gomaa E. Z. (2020). Human gut microbiota/microbiome in health and diseases: a review. Antonie van Leeuwenhoek, 113(12), 2019–2040. https://doi.org/10.1007/s10482-020-01474-7

Classifique esse post

6 visualizações

Comments


bottom of page