top of page

Micronutrientes



Table of ContentsToggle

O que são?

Os micronutrientes ou oligoelementos são compostos indispensáveis para os processos celulares diferindo dos macronutrientes por não serem metabolizados a CO2 e H2O não sintetizadas pelo organismo, fornecidas através dos alimentos e solúveis em solventes orgânicos. Integram a categoria dos micronutrientes as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e hidrossolúveis (Vitamina C e E) bem como as do complexo B (Tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico e cobalamina). Além das vitaminas, os  minerais também compõem o grupo dos  micronutrientes sendo eles o ferro, sódio, cloro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, zinco, selênio, iodo, manganês, boro, cromo e molibdênio.

Para que servem os micronutrientes?

Cada um possui função específica e se correlacionam para manter o funcionamento do organismo adequado e saudável promovendo por exemplo o crescimento através da participação no processo de divisão celular, no metabolismo como cofatores enzimáticos, regulação da coagulação sanguínea e etc.  

Como funcionam os micronutrientes?

Eles são obtidos através dos alimentos fornecidos pela dieta e alguns estão presentes em abundância nos alimentos de origem vegetal, outros de origem animal e outros nas duas fontes. 

Quando precisa suplementar?

A ingestão inadequada de micronutrientes pode levar a deficiências nutricionais e a ingestão excessiva pode ocasionar complicações severas a saúde, nesse sentido a suplementação é feita a partir da necessidade individual, como a suplementação de ácido fólico na gravidez para evitar o não fechamento do tubo neural. Dessa maneira, a suplementação de micronutrientes deve ser realizada a partir do raciocínio clínico.

Referência

Artigo ESPEN :Berger, M. M., Shenkin, A., Schweinlin, A., Amrein, K., Augsburger, M., Biesalski, H. K., Bischoff, S. C., Casaer, M. P., Gundogan, K., Lepp, H. L., de Man, A. M. E., Muscogiuri, G., Pietka, M., Pironi, L., Rezzi, S., & Cuerda, C. (2022). ESPEN micronutrient guideline. Clinical nutrition (Edinburgh, Scotland), 41(6), 1357–1424. https://doi.org/10.1016/j.clnu.2022.02.015

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page