top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Micronutrientes Indispensáveis para Síndrome Metabólica

São muitos os fatores que contribuem para o desenvolvimento da síndrome metabólica. Nesse sentido, além dos fatores genéticos, da inatividade física e da adiposidade central, a alimentação é um fator predisponente para tal condição. Assim, uma alimentação desregulada piora tal quadro. Tendo em vista que uma alimentação saudável e de qualidade oferece nutrientes que favorecem a saúde, elencamos aqui quais são os micronutrientes indispensáveis na síndrome metabólica e tudo que você precisa saber para o manejo assertivo. Leia a seguir.   



Table of ContentsToggle

Complicações da Síndrome Metabólica 

Novas evidências sugerem que um nível baixo de vitaminas do complexo B e de folato, pode ocasionar  à um status  maior de adiposidade, disfunção endotelial vascular, dislipidemia, também pode levar ao quadro de intolerância à glicose e principalmente, a resistência à insulina, que é a complicação mais comum na patogênese da síndrome metabólica (SM). Apesar de serem escassos alguns dados apontam que a atuação da suplementação de vitamina B6, B16 e de folato foi capaz de reduzir os níveis pressóricos elevados, otimizou os parâmetros do perfil lipídico e também, a agir melhorando o quadro de resistência à insulina. 

Folato

O folato advindo da dieta ou o ácido fólico (AF) consumido através de suplementos é um dos micronutrientes essenciais na síndrome metabólica. Esse nutriente  possui a capacidade de doar um grupamento de carbono para a homocisteína que pode ser metilada em metionina ou também degradada em cisteína, impactando em diversas reações enzimáticas e na produção energética. Oferecer alimentos naturais que contenha falato é primordial, alguns dos alimentos fonte são:

  1. Feijões

  2. Couve

  3. Brócolis

  4. Fígado

  5. Grão de bico

  6. Abacate

  7. Laranja

Vitamina B6

A vitamina B6 apresenta resultados favoráveis sobre a adiposidade, tem potencial efeito positivo na melhora dos níveis baixos de HDL-c bem como na hipertrigliceridemia. Ou seja, associa-se inversamente ao desenvolvimento da síndrome metabólica. Desse modo, ofertar alimentos ricos em vitamina B6 é uma estratégia eficaz para promoção de saúde do paciente, alguns alimentos fonte de vitamina B6 são: 

  1. Leite

  2. Fígado 

  3. Ovos

  4. Cereais

  5. Banana 

  6. Soja

  7. Castanha. 

Vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para facilitar o metabolismo de lipídeos, de carboidratos e também da energia corporal como um todo. Essa vitamina pode atuar na redução das concentrações de homocisteína que está aumentada em pacientes que apresentam a síndrome metabólica. Assim, baixos níveis dessa vitamina podem corroborar como maior estresse oxidativo, decaimento na produção de óxido nítrico bem como exacerbar a inflamação sistêmica. Nesse sentido, tanto a suplementação quanto a oferta de vitamina b12 pela dieta deve ser uma prioridade, alguns alimentos fonte são:

  1. Atum

  2. Ovo

  3. Salmão

  4. Fígado

  5. Levedura nutricional

Prática Clínica

Agora que você já conhece quais são os micronutrientes fundamentais na síndrome metabólica, além de ajustar o plano alimentar para que contenha alimentos fonte dessas vitaminas, a suplementação isolada ou combinada pode apresentar efeitos promissores no tratamento dessa desordem. Logo, evidências ilustram que cerca de 5 mg por dia de folato associado a 250 mg por dia de vitamina B6  foi capaz de melhorar parâmetros da síndrome metabólica como a pressão arterial e o perfil lipídico. A suplementação de B12 também pode ser utilizada com vistas a reduzir a inflamação e melhorar a biossíntese enérgica do paciente. 

Referências Bibliográficas

Artigo: Status de folato, vitamina B 6 e vitamina B 12   Zhu J, Chen C, Lu L, Shikany JM, D’Alton ME, Kahe K. Folato, Vitamina B 6 e Status da Vitamina B 12 em Associação com a Incidência da Síndrome Metabólica. JAMA Netw Open.2023;6(1):e2250621. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.50621

Leia mais sobre o tema no Portal Science Play: Síndrome Metabólica

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page