top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Mirtilos e Emagrecimento: Qual a relação?

Atingir uma taxa mais alta de oxidação de gordura tem vários benefícios cardiometabólicos, estéticos e, quando alcançado durante o exercício, pode melhorar a performance dos atletas bem como auxiliar no processo de emagrecimento.  Além dos programas de treinamento físico e mudança dietética, a incorporação de antocianinas, presente no mirtilo, pode melhorar muito a oxidação de gordura. 



Table of ContentsToggle

Oxidação de Gordura no Emagrecimento

É importante relembrar que o tecido adiposo, triglicerídeos plasmáticos (TG) e TGs intramusculares fornecem ácidos graxos que são predominantemente usados ​​para produção de energia durante exercícios de baixa intensidade.

Logo, à medida que a intensidade do exercício aumenta, a taxa de oxidação de gordura diminui e não consegue atender às demandas de combustível, levando a uma maior dependência de fontes de glicogênio.

Sendo assim, maximizar a mobilização e oxidação de gordura e diminuir a depleção de glicogênio pode melhorar o desempenho em várias intensidades de exercício.

Consumo de Antocianinas no Emagrecimento

Pensando nisso, evidências recentes sugerem que o consumo de frutas ricas em antocianinas também pode melhorar a mobilização e a oxidação lipídica. Além disso, possui funções anti-inflamatórias e antioxidantes. 

Maiores quantidades de antocianinas podem ser encontradas em frutas com tons vermelhos, azuis e roxos, como mirtilos silvestres, cerejas ácidas, groselhas pretas, uvas vermelhas e pretas e romãs. 

As possíveis explicações para isso incluem um aumento na ação enzimática reduzindo a absorção de gordura, aumentos na atividade de AMPK e CPT-1, aumento do transporte de ácidos graxos nas mitocôndrias e aumento do fluxo sanguíneo periférico para os músculos em atividade, aumentando assim a lipólise e o oxidação de gordura.

Além disso, um estudo demonstrou que o consumo de mirtilos gera um aumento significativo na oxidação de gordura de 19,7, 43,2 e 31,1% em 20, 30 e 40 min. O estudo atual foi suplementado com 25 mg de frutas liofilizadas contendo 375 mg de antocianinas por 14 dias. 

Prática Clínica

O estudo demonstrou que uma ingestão de 25 g de mirtilos liofilizados por 14 dias, fornecendo 375 mg de antocianinas e aproximadamente 1 xícara de fruta fresca equivalente, aumentou significativamente as taxas de oxidação de gordura, diminuiu as taxas de oxidação de carboidratos e levou a menores valores de lactato sanguíneo, diminuindo a fadiga durante o treino.

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Felipe Ribeiro: Oxidação lipídica: como a queima de gordura ocorre? 

Artigo: Pilolla KD, Armendariz J, Burrus BM, Baston DS, McCarthy KA, Bloedon TK. Effects of Wild Blueberries on Fat Oxidation Rates in Aerobically Trained Males. Nutrients. 2023; 15(6):1339. https://doi.org/10.3390/nu15061339

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page