top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Nível de Conhecimento e de Ingestão Nutricional de Atletas Adultos

O crescente interesse de atletas e entusiastas do esporte se volta para a influência da alimentação no desempenho esportivo. Uma nutrição equilibrada, aliada ao treino, beneficia a saúde e pode otimizar a performance. A dieta do atleta deve considerar demandas energéticas, intensidade e duração do treino, além de outros fatores. Leia abaixo para compreender melhor.



Table of ContentsToggle

Conhecimento de Atletas na Literatura

Um estudo intitulado como “Nível de Conhecimento E de Ingestão Nutricional de Atletas Adultos”, teve dois objetivos principais: entender os efeitos da atividade física nos requerimentos nutricionais e como a dieta potencializa o desempenho físico. Enquanto alguns estudos confirmam essa tendência, outros mostram atletas dentro dos padrões de saúde. É importante notar que o IMC pode não ser o melhor indicador para atletas, pois não distingue a massa muscular da gordura, podendo gerar interpretações imprecisas

O estudo demonstrou que a maioria dos atletas analisados tem um perfil nutricional de sobrepeso e consome calorias que não correspondem ao gasto de suas atividades esportivas. Eles reconhecem e consomem proteínas, mas preferem carboidratos complexos e têm pouco conhecimento sobre a importância de carboidratos como fonte de energia. Ainda, eles não estão cientes da relevância dos micronutrientes e da água.

Prática Clínica

Embora diversas pesquisas enfatizem a imperatividade de uma dieta apropriada para atletas, constata-se que os esportistas possuem um entendimento nutricional circunscrito. Assim, é de suma importância instituir programas de conscientização sobre práticas alimentares corretas, contemplando as demandas energéticas e as peculiaridades individuais de cada atleta. Uma dieta harmoniosamente equilibrada é indispensável para otimizar a performance atlética.

Referências Bibliográficas

Sugestão de Leitura: Nutrição Esportiva NASCIMENTO, VILAÇA et al. Nível de Conhecimento E de Ingestão Nutricional de Atletas Adultos. RBNE – Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, vol. 15, no. 92, 22 Oct. 2021, pp. 208–219

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page