top of page

Nitrato na musculação: novas perspectivas?

A suplementação de nitrato na musculação está crescendo, devido à sua capacidade de melhorar a performance esportiva. Esse nutriente é abundante em vegetais de folhas verde e beterraba, que após a ingestão, o nitrato presente é convertido por bactérias presentes na língua em nitrito (NO2-). Em condições de hipóxia e acidose, é convertido a óxido nítrico (NO). Parte do nitrito é convertido a nitrato no meio ácido do estômago, mas será que existem novas perspectivas sobre nitrato na musculação.



Table of ContentsToggle

Nitrato na musculação

O aumento da disponibilidade de nitrato pode afetar a respiração e a biogênese mitocondrial, auxiliar na manutenção da homeostase glicêmica, atenuar o estresse oxidativo e aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos ativos durante a atividade física.

Além disso, na revisão de Andrew Jones foi apresentado o aumento de 82% de nitrato no plasma e a capacidade do nitrato em reduzir os custos de oxigênio durante o exercício. Porém, recentemente algumas evidências teorizaram um efeito benéfico do nitrato na contração muscular em alta intensidade.

O Estudo

Com isso, um ensaio clínico duplo cego denominado de “Beetroot juice supplementation increases concentric and eccentric muscle power output” teve o objetivo de avaliar o efeito do suco de beterraba na contração excêntrica e concêntrica durante movimentos de meio agachamento.

No estudo, foram recrutados18 indivíduos ativos, divididos em dois grupos: placebo e nitrato. A dose utilizada no estudo foi de 400 mg de NO3- utilizando suco concentrado de beterraba (140ml), 2 horas e meia antes do exercício. 

Como conclusão, a suplementação aguda com suco de beterraba aumentou tanto a potência na fase concêntrica, quanto na fase excêntrica em uma variedade de momentos de inércia durante o exercício de meio agachamento.

Prática clínica sobre nitrato na musculação

O estudo pode mostrar uma nova aplicabilidade do nitrato na prática esportiva, podendo ser um ótimo aliado em esportes de força, como a musculação. Contudo, são necessárias mais evidências para solidificar esse efeito do nitrato na contração muscular.

Ademais, a suplementação do nitrato pode ser uma aliada na performance esportiva, já que ela diminui os custos de oxigênio e melhora a potência muscular. É encontrada em alimentos folhosos verdes e na beterraba, porém é necessário 100g para ingerir 250 mg de nitrato, o que pode ser inviável. Sendo assim, o suco concentrado de beterraba seria mais vantajoso.

É necessário também não utilizar enxaguante bucal ou escovar os dentes quando ingerir o suco, para não atrapalhar a conversão do nitrato. Outra ressalva é ingerir 2-3 horas antes do exercício para obter os benefícios, não tendo diferença no uso crônico ou agudo. 

Referências

RODRÍGUEZ-FERNÁNDEZ. Beetroot juice supplementation increases concentric and eccentric muscle power output. Original investigation. Journal Of Science And Medicine In Sport, [s. l], v. 1, n. 24, p. 80-84, 2021. Disponível em: https://www.jsams.org/article/S1440-2440(20)30090-6/fulltext. Acesso em: 03 mar. 2023

JONES, Andrew M. et al. Dietary Nitrate Supplementation and Exercise Performance. Sports Medicine, [S.L.], v. 44, n. 1, p. 35-45, maio 2014. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s40279-014-0149-y.

Classifique esse post

9 visualizações

Comments


bottom of page