top of page

Nutrição e Saúde Bucal: O que você precisa saber?

Entender um indivíduo em sua totalidade é um desafio na prática clínica. Apesar de sempre se buscar o atendimento individualizado, algumas questões às vezes são deixadas de lado. Dessa forma, será que a saúde bucal dos pacientes também é um fator importante? Veja a seguir.



Table of ContentsToggle

Nutrientes vs. Saúde Bucal

De início, sabe-se que vários nutrientes advindos da dieta, exercem efeitos positivos quando se trata da saúde bucal. Nesse contexto, esses nutrientes têm um papel indispensável na preservação da saúde bucal, das mucosas, protegem a fenda palatina  e também as glândulas salivares. Assim, cuidar da higiene bucal é também cuidar para que o processo digestivo aconteça da forma correta, tendo em vista que, alguns nutrientes começam a ser metabolizados ainda na boca durante o processo mecânico de mastigação. 

Principais Nutrientes para Saúde Bucal

Assim, os principais nutrientes relacionados são: A vitamina E, esta possui forte ação anti-inflamatória, contribui para a redução dos efeitos ocasionados pela produção dos radicais livres de oxigênio nas células durante a formação óssea. Logo, tal nutriente tem ação positiva na formação dos dentes. Além disso, a vitamina D também desempenha um papel importante na reabsorção de cálcio, do magnésio e do fósforo dentro do intestino. 

Dessa forma, em situações de deficiência da vitamina D, pode se gerar um quadro de hipoplasia de esmalte, além da dentina e erupção retardada dos dentes. Associado a isso, outra vitamina essencial para manutenção da saúde bucal é o ácido ascórbico, que tem sido amplamente estudado no que se refere à síntese de colágeno. Logo, a vitamina C em deficiência pode desencadear o quadro de  escorbuto, gerando inflamação da gengiva, muito comum em pacientes idosos, fumantes e alcoólatras.

Prática Clínica

Assim, de maneira prática, além da higiene bucal correta e do trabalho interdisciplinar com os dentistas, ofertar as quantidades necessárias de vitaminas minerais via alimentação reflete na saúde bucal. Logo, recapitulando, as vitaminas, E, D e C desempenham as ações mais diretas sobre a boca. No entanto, as outras vitaminas e os demais nutrientes são fundamentais para a saúde da cor e por conseguinte sua saúde bucal como um todo. 

Referências Bibliográficas

Assista na plataforma Science Play: Curso – Probióticos e Microbiota Intestinal: a Visão da Nutrição Esportiva, com Geovana Leite Probióticos e Sistema Imunológico

Shodhan Shetty A, Shenoy R, Dasson Bajaj P, et al. Role of nutritional supplements on oral health in adults – A systematic review. F1000Res. 2023;12:492. Published 2023 May 15. doi:10.12688/f1000research.134299.1

Classifique esse post

0 visualização

Bình luận


bottom of page