top of page

Nutrição Esportiva



Table of ContentsToggle

O que é?

A nutrição esportiva é uma subárea dentro da nutrição que trabalha técnicas dietéticas que auxiliam na performance do indivíduo em esportes. 

Para que serve a nutrição esportiva?

A nutrição esportiva tem a função de promover o bom estado nutricional do indivíduo nas mais diferentes fases de competição  (manutenção, competição e recuperação), além de promover educação e orientação nutricional, orientações para execução do plano alimentar, elaborar estratégias para o aumento de massa muscular e melhora do desempenho dentre outras funções. 

Como funciona a nutrição esportiva?

Compete ao nutricionista esportivo, acompanhar e avaliar os parâmetros bioquímicos, antropométricos  e realizar o planejamento alimentar do atleta e desportistas. Compete também a ele a solicitação de exames bioquímicos, prescrição de suplementos alimentares, identificar o gasto energético do atleta e realizar a prescrição adequada. 

Quando precisa suplementar?

A prescrição de suplementos nutricionais bem como de alimentos que possuem fins estratégicos é de responsabilidade do nutricionista e devem estar em conformidade com todas as legislações vigentes, possuindo evidências científicas que embasem seu uso.

Referência

Resolução CFN nº 600 de Nutricionistas, C. F. (2018). Resolução CFN nº 600, de 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências. Diário Oficial da União, 23, 1-55.

Classifique esse post

6 visualizações

Comments


bottom of page