top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Nutrição na Saúde do Intestino

O intestino é considerado por alguns como nosso segundo cérebro, por sua extrema importância ao organismo. Nesse sentido, por exercer uma multiplicidade de funções, este se relaciona diretamente com o crescimento, a imunidade e a saúde como um todo. Assim, veja agora, a relação entre a nutrição e as implicações na saúde intestinal . 



Table of ContentsToggle

Papel do Intestino na Saúde

Inicialmente, é por meio do intestino que a separação entre o meio interno e externo ocorre. Assim, é dentro do intestino que a seleção dos microrganismos patogênicos ou não patogênicos acontece, processo que interfere diretamente nos parâmetros de saúde. Logo, mantê-lo saudável é a garantia que a translocação luminal de microorganismos indutores de doenças não ocorra para a circulação, protegendo dessa forma o organismo. 

Nutrientes na Saúde do Intestino

No mais, a alta diferenciação e especialização do intestino, para metabolização dos nutrientes é uma forte influência para a homeostase do corpo. Desse modo, os nutrientes são os principais agentes que regulam a saúde intestinal. Assim, os carboidratos, lipídios e proteínas, bem como os outros nutrientes, podem se relacionar com o desenvolvimento ou com prevenção de doenças a exemplo do câncer de intestino. Dessa maneira, a nutrição desempenha um papel de destaque no que se refere a manutenção da saúde intestinal.  

Intestino, Fibras e Saúde

Além disso, muitos estudos já demonstraram o efeito protetor que as fibras exercem sobre o intestino, a exemplo das fibras presentes na aveia. Nos últimos 30 anos muitas pesquisas já foram realizadas com o farelo de aveia, cuja concentração de betaglucana é alta, reduzindo a incidência do câncer de cólon. Além disso, o consumo de β-glucana auxilia na redução da absorção intestinal de colesterol advinda da alimentação o que, de certa forma, impacta na prevenção de doenças cardiovasculares a exemplo da aterosclerose. 

Prática Clínica

Portanto, fica claro que cuidar do intestino é primordial para a manutenção da boa saúde. Assim, de maneira prática, o consumo hídrico adequado, associado ao consumo de fibras dietéticas a exemplo do farelo de aveia , bem como a baixa ingestão de gorduras saturadas são estratégias primordiais para manter as barreiras intestinais íntegras e evitar o desenvolvimento de inflamação bem como o quadro de leaky gut. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play: Fast Tracks – Nutrição Clínica e Endocrinologia O Seu Intestino Pode te Engordar 

Artigo: Nutrition and Gut Health: Recent Advances and Implications for Development of Functional Foods Wu G. Nutrition and Gut Health: Recent Advances and Implications for Development of Functional Foods. International Journal of Molecular Sciences. 2023; 24(12):10075. https://doi.org/10.3390/ijms241210075

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page