top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Nutrientes



Table of ContentsToggle

Os nutrientes são todas as substâncias encontradas nos alimentos, que são úteis para o metabolismo orgânico.O que são?

Os nutrientes são todas as substâncias encontradas nos alimentos, que são úteis para o metabolismo orgânico e indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais dos organismos vivos, e consequentemente, para a boa manutenção da saúde. São divididos entre macronutrientes, aqueles que possuem calorias, dão energia ao corpo e são necessários em grandes quantidades, enquanto os micronutrientes são requeridos em quantidades menores, e fazem parte da regulação do metabolismo.

Nutrientes: Os macros

Os macronutrientes, gordura, proteína e carboidrato fornecem energia e componentes essenciais para sustentar a vida. A gordura é composta de glicerol e ácidos graxos; a proteína é um aglomerado de aminoácidos; e carboidratos são açúcares simples, como monossacarídeos ou cadeias de monossacarídeos conectados cujas ligações são hidrolisadas no intestino delgado humano em monossacarídeos ou são resistentes à hidrólise (fibra alimentar).

Recomendação de macronutrientes para uma boa saúde

A Organização Mundial da Saúde possui recomendações dietéticas da porcentagem de energia que deve vir de cada macronutrientes para uma prevenção eficaz de doenças crônicas. A distribuição recomendada fica em 10-15% de proteínas, 15-30% de gorduras e 55-75% de carboidratos, mas esse número pode variar de acordo com as diretrizes de cada país, e varia também se estivermos falando de indivíduos com patologias específicas.

Nutrientes: Os micros

Os micronutrientes são as vitaminas e minerais e eles têm um papel importante na prevenção de algumas doenças bem prevalentes na população mundial. A ação antioxidante de algumas vitaminas pode reduzir a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, o excesso de sódio dietético tem associação à elevação da pressão arterial e consequentemente ao aumento do risco das doenças cardiovasculares e renais, e a vitamina D e o cálcio são imprescindíveis na manutenção da saúde óssea e contribuem para um menor risco de osteoporose.

Suplementação

Tanto macronutrientes quanto micronutrientes são encontrados na forma de suplementos, como géis de carboidrato, proteína em pó e diversas cápsulas de vitaminas e minerais. A suplementação deve ser sempre baseada na alimentação do indivíduo e nas suas necessidades, devendo suplementar apenas aquilo que está deficiente, sob o risco de altas cargas de compostos que podem se acumular no organismo e até exercerem efeitos tóxicos nas células devido ao excesso.

Referências

Artigo: Venn BJ. Macronutrients and Human Health for the 21st Century. Nutrients. 2020 Aug 7;12(8):2363. doi: 10.3390/nu12082363. PMID: 32784664; PMCID: PMC7468865.

ARAUJO, Marina Campos et al. Consumo de macronutrientes e ingestão inadequada de micronutrientes em adultos. Revista de Saúde Pública, v. 47, p. 177s-189s, 2013.

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page