top of page

O Efeito Antidepressivo do Matchá

A depressão é o transtorno psiquiátrico mais prevalente no mundo, e o número de pacientes com depressão está aumentando continuamente em todo o mundo. Acredita-se que sua patogênese envolve uma redução na função dopaminérgica no cérebro. Por isso, o estudo mostrou os benefícios do chá Matcha, uma bebida tradicional japonesa, para melhorar os níveis de depressão.



Table of ContentsToggle

Tratamento Convencional vs. Tratamento Alternativo

Vários antidepressivos são utilizados para o tratamento da depressão; no entanto, o risco de efeitos colaterais é alto e a resistência ao tratamento tornou-se recentemente um problema social. 

Na busca por alternativas naturais mais seguras a esses medicamentos, vários produtos naturais e extratos de plantas foram estudados por suas potenciais propriedades antidepressivas. 

Benefícios do Matcha

O Matcha é um pó finamente moído feito das folhas da planta Camellia sinensis e é tradicionalmente consumido como chá, suspendendo-o em água quente. 

As folhas da Camellia sinensis são ricas em polifenóis, incluindo catequinas, cafeína e l-teanina, e esses compostos foram considerados efetores do humor e do desempenho mental em humanos. 

O Efeito Antidepressivo do Matcha

Existe a possibilidade de que a cafeína, um componente abundante do chá Matcha em pó, aumente a liberação de dopamina através da inibição dos receptores de adenosina, ativando o sistema dopaminérgico.

Além disso, a L-teanina, outro importante aminoácido abundante no pó do chá Matcha, aumenta a liberação de dopamina e GABA no cérebro. A cafeína e a L-teanina atravessam a barreira hematoencefálica dentro de 30 minutos após a administração e foi relatado que diminuem o estresse mental e os níveis de ansiedade em voluntários saudáveis. 

Prática Clínica

O estudo mostrou pela primeira vez que o pó de chá Matcha exerce seu efeito antidepressivo em camundongos vulneráveis ​​ao estresse. Além disso, é digno de nota que o efeito antidepressivo do chá Matcha em pó foi mediado pela ativação do sistema dopaminérgico e gabaérgico, através da cafeína e L-teanina, respectivamente. 

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Karina Al Assal: Plantas Medicinais

Artigo: Kurauchi Y, Ohta Y, Matsuda K, Sanematsu W, Devkota HP, Seki T, Katsuki H. Matcha Tea Powder’s Antidepressant-like Effect through the Activation of the Dopaminergic System in Mice Is Dependent on Social Isolation Stress. Nutrients. 2023; 15(3):581. https://doi.org/10.3390/nu15030581

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page