top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

O jejum não é melhor do que a restrição calórica para perda de peso

Foi publicado recentemente no JAMA, um estudo que mostrou que o jejum não é melhor do que a restrição calórica para a perda de peso. Entenda melhor como o estudo concluiu isso na prática.



Table of ContentsToggle

O que os pesquisadores descobriram sobre o jejum?

Pessoas que consumiram alimentos em um período de 8 horas por dia – também conhecido como alimentação com restrição de tempo – experimentaram uma quantidade semelhante de perda de peso após um ano em relação àqueles que mantiveram uma redução diária de 25% das calorias. Ambos os grupos de intervenção perderam cerca de 5% de seu peso original após 12 meses.

Além disso, as pessoas que praticavam alimentação com restrição de tempo ou contagem de calorias diminuíram o número de calorias consumidas por dia em quantidades semelhantes.

Prática Clínica 

Dessa forma, o estudo mostrou que a perda de peso e a redução calórica ao longo do dia foi semelhante entre os pacientes que aderiram contagem de calorias ou jejum. Dessa forma, é importante compartilhar esse conhecimento no consultório, pois ambas estratégias podem ser usadas no emagrecimento. 

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Leticia Azen: Jejum intermitente x restrição calórica: qual a melhor para o esporte

Artigo: Harris E. Fasting No Better Than Calorie Counting for Weight Loss. JAMA. Published online July 05, 2023.

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page