top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

O que é a herança epigenética e como modular a expressão gênica?

Herança epigenética é a herança de padrões de mecanismos de controle da expressão gênica, ou seja, uma herança que vai além do simples sequenciamento gênico, a qual pode influenciar até três gerações.

Dessa forma, o que a mulher faz antes de engravidar, durante a gestação e lactação, e o que o homem faz durante a formação de seus espermatozoides podem influenciar até seu bisneto! Sendo válido destacar uma maior  influência da mulher nesse processo através das células germinativas.

Apesar do fenômeno da herança genética e epigenética, a genética não estabelece um destino. Cuidado com pensamentos como “ah, mas minha família toda tem isso, então não poderia ser diferente”. Aparentemente, o genoma tem uma capacidade de interferência menor do que o epigenoma na determinação de doenças crônicas não transmissíveis e poligênicas.

O que fazemos com nossos genes é o que realmente importa.

Quanto à obesidade, por exemplo, estudos com gêmeos sugerem que 40% a 70% do peso corporal pode ser explicado por fatores hereditários. No entanto, estudos de associação mostraram que o genoma é responsável por apenas 2% a 4% da hereditariedade da obesidade.

Os principais mecanismos epigenéticos são a metilação de DNA, modificação de histonas e ação de RNAs não codificadores (microRNAs).



Table of ContentsToggle

Como modular a expressão gênica?

  1. Dieta

  2. Exercícios

  3. Atividade física

  4. Poluição, drogas, álcool, estresse

O que pode ser potencializado com a modulação gênica?

  1. Densidade mineral óssea

  2. Sistema nervoso central

  3. Saúde cardiovascular

  4. Flexibilidade metabólica

  5. Saúde celular

As heranças epigenéticas patológicas mais reportadas são transtornos de ansiedade, hiperatividade, depressão, autismo e alterações nos órgãos sexuais. Além disso, a modulação da herança epigenética também pode prevenir doenças alérgicas, doenças autoimunes, câncer, doenças intestinais, obesidade, diabetes mellitus e dislipidemias.

Os estudos de epigenética começaram com Barker e Hales, que constataram que o baixo peso ao nascer está relacionado a doenças metabólicas na idade adulta, especialmente DM2 e DCV.

Principais passos para a modulação gênica durante a gestação

  1. Controle do ganho de peso gestacional

  2. Controle da glicemia

  3. Ajuste proteico

  4. Evitar a lipotoxicidade

  5. Ajuste de vitamina D

  6. Ajuste do metabolismo do metil

  7. Tratar endotoxemia

  8. Dieta do Mediterrâneo

  9. Reduzir contaminantes ambientais

  10. Gerar conexão com a gestante.

Ninguém consegue ter consciência plena da essência última de outro ser humano sem amá-lo. Por meio do amor, a pessoa se torna capaz de ver os traços característicos e as feições essenciais do seu amado; mais ainda, ela vê o que está potencialmente contido nele, aquilo que ainda não está, mas deveria ser realizado. Renata Bagarolli.

Estude mais!

Assista ao vídeo na plataforma Science Play: Genética nas Intolerâncias e Sensibilidades Alimentares

Classifique esse post

10 visualizações

Comments


bottom of page