top of page
  • Foto do escritorProtocolo 5R

O que é Saúde Óssea e como mantê-la forte


Os ossos são estruturas do organismo que desempenham diversas funções no organismo e, entre elas, a sustentação do corpo, o movimento do corpo junto com os músculos, proteção dos órgãos, armazenamento de minerais e produção de células sanguíneas. Manter a saúde óssea é importante para manter o bem-estar, uma saúde boa e qualidade de vida. A saúde óssea é manter a densidade mineral óssea e massa mineral óssea.


Essa massa mineral óssea é estabelecida pela quantidade de massa óssea acumulada ao longo da vida e pela quantidade perdida durante a vida pelo remodelamento ósseo. Essa massa óssea diminui com a idade e também sob a influência de outros fatores como sistema imunológico, endócrino e nutrientes.


O osso sofre remodelações ao longo de toda a vida para que haja uma renovação óssea e adaptação a mudanças. Duas células principais participam dessa remodelação óssea, os osteoclastos e osteoblastos. Os osteoclastos são responsáveis pela reabsorção óssea e os osteoblastos pela formação óssea. A partir de uma certa idade, a atividade dos osteoclastos fica maior do que dos osteoblastos, até porque os osteoclastos podem ter sua atividade aumentada devido a outros fatores também, o que favorece ainda mais a perda óssea e o surgimento de doenças ósseas.


Alterações na massa óssea, densidade, microestrutura e mineralização estão fortemente associadas com fatores nutricionais e sua ingestão ao longo da vida. Alguns nutrientes são essenciais para uma boa saúde óssea, entre eles:

  • Cálcio

  • Vitamina D

  • Fósforo

  • Zinco

  • Magnésio

  • Vitamina K

  • Cobre

  • Boro

  • Silício


Esses nutrientes podem ser obtidos através da alimentação, mas em alguns casos podem ser necessários a suplementação deles, como uma forma de prevenção e tratamento de doenças ósseas.


Para manter uma saúde óssea adequada é necessário então uma ingestão adequada de energia, macronutrientes, micronutrientes, prática de atividade física, sono de qualidade e manutenção de uma microbiota saudável; além disso, a suplementação de alguns micronutrientes pode ser necessário em alguns casos para a saúde óssea.


---

Referências bibliográficas

ARMAS, Laura AG; RECKER, Robert R. Pathophysiology of osteoporosis: new mechanistic insights. Endocrinology and Metabolism Clinics, v. 41, n. 3, p. 475-486, 2012.


QUACH, Darin; BRITTON, Robert A. Gut microbiota and bone health. Understanding the Gut-Bone Signaling Axis: Mechanisms and Therapeutic Implications, p. 47-58, 2017.


RIZZOLI, René; BIVER, Emmanuel; BRENNAN-SPERANZA, Tara C. Nutritional intake and bone health. The lancet Diabetes & endocrinology, v. 9, n. 9, p. 606-621, 2021.

87 visualizações

Kommentare


bottom of page