top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

O que a inteligência artificial significa para a saúde?

A revolução da inteligência artificial começou para valer e estudos mostram que seus chatbots podem passar nos exames do conselho de licenciamento médico, fornecer segundas opiniões e demonstrar mais compaixão do que os médicos. O que isso significa para o futuro da saúde?



Table of ContentsToggle

5 hipóteses de como a inteligência artificial vai impactar a medicina 

Ninguém sabe como a inteligência artificial afetará a medicina, mas a teoria e a experiência em outras indústrias fornecem algumas orientações. Aqui estão 5 observações sobre os possíveis efeitos ​​na medicina:

  1. Primeiro, é provável que a inteligência artificial substitua as atividades mecânicas que os humanos realizam atualmente, como o trabalho rotineiro de escritório: cobrança, agendamento de consultas e gerenciamento de instalações. 

  2. Em segundo lugar, no atendimento clínico, é mais provável que a inteligência artificial complemente os médicos do que os substitua. Existem algumas tarefas nas quais a IA pode ser útil, como a verificação de resultados laboratoriais em busca de anormalidades. Mas o atendimento clínico também envolve aspectos mais sutis que ela ainda não pode imitar.

  3. Em terceiro lugar, é importante desenvolver aplicativos de IA que melhorem a eficiência, permitindo monitoramento contínuo, diagnóstico e necessidades de pessoal menos dispendiosas. Ao facilitar o monitoramento remoto, a IA pode ajudar a transferir alguns desses cuidados para casa ou para uma unidade de observação reduzida.

  4. Quarto, os seres humanos podem tomar decisões ruins ou preconceituosas, afetando indivíduos com renda mais baixa, níveis educacionais mais baixos e grupos raciais e étnicos minoritários. Por isso,  é necessário um software que preveja a verdade básica, e não a interpretação individual falível dela. 

  5. Quinto, é importante deixar claro que a IA não é tudo. Fazer determinações causais ainda exigirá testes clássicos de hipóteses – seja de ensaios clínicos ou usando configurações experimentais no mundo real.

Prática Clínica

Historicamente, as novas tecnologias sempre foram extremamente benéficas para pacientes e médicos. Todo o empreendimento clínico é construído sobre a capacidade dos médicos de aproveitar dados e dispositivos para melhorar a saúde dos pacientes. Esperançosamente, isso também será verdade sobre a IA, com benefícios econômicos para inicializar. Mas fazer isso acontecer exigirá esforço e planejamento conscientes; não pode ser deixado ao acaso.

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Juliana Murano: Transformação digital e o mindset do profissional da saúde

Artigo: Cutler DM. What Artificial Intelligence Means for Health Care. JAMA Health Forum. 2023;4(7):e232652.

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page