top of page

Os Efeitos da Spirulina: Antioxidantes, Imunomoduladores e Anti-inflamatórios

A spirulina é uma espécie de cianobactéria filamentosa que há muito é utilizada como suplemento alimentar. Graças ao alto teor de proteínas e vitaminas, a Spirulina é utilizada como suplemento alimentar nutracêutico, embora seus outros potenciais benefícios à saúde tenham atraído muita atenção. O estresse oxidativo e a imunidade disfuncional causam muitas doenças em humanos, incluindo aterosclerose, hipertrofia cardíaca, insuficiência cardíaca e hipertensão. Assim, as atividades antioxidante, imunomoduladora e anti-inflamatória dessas microalgas podem desempenhar um papel importante na saúde humana.



Table of Contents


Atividade Antioxidante da Spirulina


Espécies reativas de oxigênio atacam e danificam moléculas em sistemas biológicos, levando a vários distúrbios e doenças. Assim, o estresse oxidativo desempenha um papel em muitas doenças, incluindo hipertensão, diabetes mellitus, aterosclerose, doença isquêmica e malignidade. O peróxidos lipídicos, malondialdeído e 4-hidroxinonenal são importantes marcadores de estresse oxidativo. Recentemente, muita atenção tem sido dada ao potencial antioxidante das espécies de Spirulina. Diante disso, estudos in vitro e in vivo mostram que o tratamento este nutracêutico reduz significativamente o estresse oxidativo. Esses efeitos antioxidantes e protetores são mediados por ficocianinas, β-caroteno e outras vitaminas e minerais contidos dentro da Spirulina.


Atividade Imunomoduladora


Estudos mostram que este é um poderoso estimulador do sistema imunológico. Uma vez que, ela estimula a atividade fagocitária dos macrófagos, fazendo com que as células NK se acumulem nos tecidos, estimulando a produção de anticorpos e citocinas, e ativando e mobilizando células T e B. Um estudo mostrou que a Spirulina aumenta a IL-1, IL-4 e IFN-γ por quase 2,0, 3,3 e 13,6 vezes, respectivamente. Outro estudo mostrou que a ficocianina de Spirulina leva a um aumento significativo na produção de IFN-γ, mas diferentemente do estudo relatado anteriormente, descobriram que a ficocianina reduziu a produção de IL-4. Essas diferenças podem ser devidas à presença de outros compostos ativos nos extratos de Spirulina.


Atividade Anti-inflamatória da Spirulina


O sistema imune é o principal mediador da inflamação no organismo, com a atividade das citocinas desempenhando um papel central no início da inflamação. A ativação do sistema imune resulta na produção de citocinas pró-inflamatórias, como TNFα, IL-1 β, e IL-6. Até o momento, seus benefícios na construção da imunidade e na melhoria da resistência à resposta inflamatória estão bem documentados.


É bem conhecido que a COX-2 é a principal isoforma envolvida na inflamação, e a indução da COX-2 é responsável pela produção de prostaglandinas no local da inflamação. Em um ensaio de sangue total humano, a ficocianina inibiu significativamente a COX-2. A atividade anti-inflamatória da ficocianina pode ser devida, em parte, ao seu efeito inibitório seletivo da COX-2, embora sua capacidade de eliminar eficientemente os radicais livres e inibir efetivamente a peroxidação lipídica também possa estar envolvida. Possui um efeito anti-inflamatório muito promissor na colite e na artrite.


Prática Clínica


A Spirulina atua ativando enzimas antioxidantes e eliminando os radicais livres. Estudos mostram que a Spirulina protege contra o estresse oxidativo inibindo a peroxidação lipídica e prevenindo danos ao DNA. Atualmente, a compreensão dos mecanismos funcionais subjacentes às atividades da Spirulina é limitada. No entanto, sabe-se que a ficocianina e o β-caroteno são importantes princípios ativos deste nutracêutico e que contribuem para a atividade antioxidante, imunomoduladora e anti-inflamatória.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas 


Wu Q, Liu L, Miron A, Klímová B, Wan D, Kuča K. The antioxidant, immunomodulatory, and anti-inflammatory activities of Spirulina: an overview. Arch Toxicol. 2016 Aug;90(8):1817-40. doi: 10.1007/s00204-016-1744-5. Epub 2016 Jun 3. PMID: 27259333.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page