top of page

Os Sete Pecados da Comunicação

O significado de pecado, dentro do contexto bíblico, são os atos, pensamentos ou palavras que afastam das leis divinas, bem como os vícios e virtudes. Na visão estoica, trata-se do autocontrole e da superação de paixões desordenadas para alcançar uma vida de sabedoria e harmonia, buscando a transformação interior e a vida virtuosa. Recordando as palavras de Warren Buffet, leva-se 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para arruiná-la. Entretanto, será que somos capazes de distinguir os momentos em que estamos expostos a esses vícios e virtudes?


Portanto, é essencial reconhecer as oportunidades e ameaças em nossa comunicação e planejar cuidadosamente nossas ações.


Pecados Da Comunicação


1- Orgulho Intelectual


No orgulho intelectual, tende-se a superestimar a si mesmo, ou seja, acreditar que se sabe mais do que todos os outros, e a menosprezar os outros. Por isso, muitas vezes o ego e o orgulho nos sabotam e nos impedem de conquistar algo. Dessa forma, é importante abrir espaço para aprender com as perspectivas e experiências de outros profissionais, mesmo quando achamos que já sabemos o suficiente.


2- Preguiça de Planejamento 


Não há percepção ou intenção na comunicação. Além disso, a preguiça tende a atrapalhar muitos resultados, e esta está relacionada à distração. Portanto, reflita: o que tem te distraído?


3- Gula por Informações 


A sobrecarga de informações é um problema evidente. Além disso, o foco na quantidade em vez da qualidade, assim como a sobrecarga e a confusão organizacional, também contribuem para a voracidade por informações.


4- Avareza de Conversões 


Quando o foco está mais no ganho pessoal do que na entrega de um bom conteúdo, surge a avareza por conversões. Nesse contexto, observa-se também um grande medo de substituição e uma insaciabilidade, o que pode acarretar consequências de longo prazo para a reputação e o relacionamento com a audiência, caso a avareza continue sendo priorizada.


5- Inveja dos holofotes


Com a inveja dos holofotes, é comum surgirem sentimentos de superioridade, amargura, motivação desequilibrada e grande quantidade de comparação. Diante disso, é importante tentar enxergar o mundo com as "lentes" do outro e utilizar diferentes perspectivas para somar, em vez de se desmotivar. Reconheça o sucesso alheio sem se sentir diminuído e aprenda a aplaudir a vez do outro até que chegue a sua própria oportunidade.


6- Ira de opiniões 


Está relacionada à reação negativa a opiniões divergentes. A ira diante de pontos de vista diferentes traz impulsividade e falta de empatia. No entanto, quem nunca mudou o mundo senão aqueles que pensaram de forma distinta? É fundamental respeitar e aprender com as opiniões alheias, mantendo uma gestão eficaz das reações diante de perspectivas contrárias.


7- Luxúria por sucesso 


Na busca incessante por reconhecimento e sucesso, neste pecado da comunicação, tende-se a ignorar as consequências e a gerar uma insatisfação crônica. Por isso, em vez de tentar ser bem-sucedido, busque antes ser uma pessoa de valor. É essencial procurar maneiras de contribuir para o crescimento dos outros, mesmo enquanto se busca o próprio sucesso.


Prática Clínica


Portanto, uma forma de evitar sobrecarregar a audiência e garantir que a mensagem principal seja compreendida é ser interessante sem ser interesseiro, ou seja, ENTREGUE TUDO! O sucesso conquistado pouco a pouco constrói caráter, enquanto o sucesso rápido apenas aumenta o ego. Que nosso legado não seja definido pelos "Nãos", mas pelas virtudes que escolhemos cultivar e pelas vidas que tocamos positivamente ao longo do caminho.


Como ferramentas e virtudes para se blindar dos sete pecados da comunicação, estão, respectivamente: moderação, diligência, generosidade, admiração, paciência e gratidão. Lembre-se: sem congruência, não há influência. Quando você tem uma visão, você se torna uma inspiração. Tendo isso em vista, qual é a sua visão para os próximos dez anos? Por fim, para ser bem-sucedido, filtre bem o seu ambiente e escolha cuidadosamente as pessoas com quem você compartilha sua trajetória.

Continue Estudando...





Commentaires


bottom of page