top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Ovo de Galinha Faz Mal para Saúde?

Os ovos de galinha são um alimento acessível e nutritivo. Por muito tempo, houve debates sobre os riscos e benefícios do consumo regular de ovos. No entanto, estudos científicos recentes têm fornecido evidências de alta qualidade que revelam os impactos positivos ou neutros dos ovos de galinha na saúde, batendo de frente com a ideia de que eles são prejudiciais à saúde. 



Table of ContentsToggle

Por que ovo de galinha?

Os ovos de galinha são uma rica fonte de proteínas de alta qualidade, contendo aminoácidos essenciais necessários para a manutenção do corpo humano. Além disso, eles são uma excelente fonte de colina, folato, vitamina D, iodo e vitaminas do complexo B. Esses nutrientes desempenham um papel fundamental no metabolismo, crescimento celular, saúde óssea e cerebral.

Ovo de Galinha na Literatura

Diversos estudos controlados e meta-análises mostraram que o consumo regular de ovos não está associado ao aumento do risco de hipercolesterolemia e doenças cardiovasculares. Na verdade, algumas pesquisas observacionais indicaram uma associação neutra ou até mesmo uma redução modesta no risco de doenças cardiovasculares em pessoas que consomem mais ovos. Para o diabetes tipo 2, os resultados são inconsistentes entre estudos observacionais e ensaios clínicos controlados, mas a maioria não encontrou efeitos negativos do consumo de ovos sobre os marcadores de T2D e doenças cardiovasculares.

Estudos demonstraram que o consumo de ovos pode melhorar a composição corporal, aumentando a síntese de proteínas musculares e reduzindo a massa gorda. Além disso, a inclusão de ovos nas refeições promove maior saciedade, o que pode levar a uma redução na ingestão total de energia e auxiliar no controle do peso. Além disso, os ovos também se destacam como uma opção sustentável para obtenção de proteína animal. Métricas de sustentabilidade indicam que a produção de ovos tem o menor impacto ambiental em comparação com outras fontes de proteína animal. Portanto, para aqueles que desejam adotar dietas flexitarianas ou vegetarianas, os ovos podem ser uma excelente escolha.

Com base nas evidências científicas analisadas, podemos concluir que os ovos de galinha são uma opção nutritiva, saudável e sustentável. Eles fornecem benefícios à saúde, auxiliam no gerenciamento de peso e suplementam nutrientes essenciais. Desde que consumidos como parte de uma dieta equilibrada, os ovos podem ser desfrutados regularmente sem preocupações com riscos à saúde. 

Prática Clínica

Os ovos de galinha podem ser recomendados como uma opção saudável e nutritiva para os pacientes. Com seu perfil de nutrientes balanceado, incluindo proteínas de alta qualidade e vitaminas essenciais, os ovos podem desempenhar um papel importante na dieta de diferentes grupos populacionais. Os ovos de galinha podem ser recomendados como uma opção alimentar saudável, desde que sejam consideradas as necessidades e restrições individuais de cada paciente. Eles podem fornecer nutrientes essenciais, ajudar no gerenciamento de peso e ser parte de uma dieta equilibrada e diversificada.

Referências Bibliográficas

Assista o vídeo na Science Play com Tulio Sperb: Síndrome metabólica: Abordagem integrativa eficiente

Artigo: Ovo de galinha – Myers M, Ruxton CHS. Eggs: Healthy or Risky? A Review of Evidence from High Quality Studies on Hen’s Eggs. Nutrients. 2023; 15(12):2657. https://doi.org/10.3390/nu15122657

Classifique esse post

3 visualizações

コメント


bottom of page