top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Ovo de Páscoa Zero Açúcar

A páscoa é sem dúvidas um dos períodos do ano com mais consumo de açúcar, isso porque se tornou tradição no Brasil presentear amigos, familiares e conhecidos com ovos de páscoa. Entretanto, esse excesso de açúcar é um risco para a população que se encontra acima do peso e/ou com doenças metabólicas envolvidas, e muitas “viciadas” em açúcar. 

Mas afinal, por que o açúcar é tão irresistível para nós humanos? A chave para o nosso amor pelo açúcar está relacionado ao fato de ser uma boa fonte de nutrição. O açúcar ajuda a fornecer energia ao nosso corpo, e nossos ancestrais evoluíram para que pudessem prová-lo enquanto saíam em busca de comida. No entanto, ocorrem problemas quando você consome muito açúcar adicionado – ou seja, açúcar que os fabricantes de alimentos adicionam aos produtos para aumentar o sabor ou prolongar a vida útil. Dessa forma, os ovos de páscoa sem adição de açúcar é uma ótima forma de aproveitar essa data tão especial sem prejudicar sua saúde. 



Table of ContentsToggle

Receita de Ovo Zero Açúcar

Ingredientes:

  1. 800 gramas de chocolate diet ou chocolate zero açúcar picado;

  2. 100 gramas de creme de leite;

  3. 2 colheres de sopa de cacau puro em pó (sem açúcar);

  4. 1 colher de sopa de adoçante para forno e fogão;

Modo de preparo:

Casca

  1. Esquente em banho-maria ou no micro-ondas, 500 gramas de chocolate até ficar completamente derretido;

  2. Espalhe uma camada fina de chocolate derretido na forma de ovo de Páscoa.

  3. Coloque a forma virada para baixo, em uma superfície forrada com papel alumínio ou papel manteiga, para escorrer o excesso, e reserve na geladeira por 5-10 minutos.

  4. Repita mais uma ou duas camadas de chocolate, reservando a forma na geladeira entre cada camada, para firmar. A última camada deverá ficar na geladeira por 30 minutos.

  5. Recheie os ovos, deixando um espaço até ao topo e devolva à geladeira por 1 hora.

Recheio

  1. Leve ao fogo baixo, 300 gramas do chocolate diet ou zero açúcar com o creme de leite, o cacau peneirado e o adoçante.

  2. Fique mexendo até o chocolate derreter completamente e virar um creme lisinho.

  3. Desligue e deixe esfriar para engrossar.

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Marcelo Carvalho: Carboidratos: amigo ou vilão das dietas?

Artigo: Oh R, Gilani B, Uppaluri KR. Dieta pobre em carboidratos. [Atualizado em 11 de julho de 2022]. In: StatPearls [Internet]. Ilha do Tesouro (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan.

Classifique esse post

0 visualização

Comments


bottom of page