top of page

Ovo de Páscoa Zero Lactose

A páscoa é uma celebração religiosa e carrega em sua simbologia a tradição de serem consumidos  ovos de páscoa de chocolate nessa data. Nesse sentido,  para manter a tradição e incluir todas as pessoas nesta celebração, preparamos aqui uma receita de ovo de páscoa zero lactose específico para pessoas que são intolerantes à lactose. Confira a receita ao final. 



Table of ContentsToggle

Por que Zero Lactose?

A lactose é um dissacarídeo formado por glicose e galactose encontrada em produtos lácteos. Ao ser  ingerida, a lactose passa pelo processo de hidrólise se transformando nos monossacarídeos mencionados acima através da ação da enzima lactase. Em pessoas com intolerância à lactose ocorre a deficiência de lactase que pode ser subdividida em primária ou secundária.  Essa deficiência na produção de lactase desenvolve uma síndrome clínica conhecida como intolerância a lactose que deriva diversos graus de sintomas gastrointestinais. Sendo que as populações sul-americana, asiática e africana são mais propensas a desenvolver intolerância à lactose. 

Sintomatologia da Intolerância a Lactose

Essa dificuldade em digerir a lactose provoca  sintomas como a distensão abdominal, flatulências, dor, diarreia e náuseas. Além disso, a deficiência na produção enzimática pode ser congênita ou desencadeada por outras doenças como a: gastroenterite, doença celíaca, doença de Crohn, colite ulcerativa ou a partir do uso de antibióticos e quimioterapia. 

Para o tratamento, a modificação dietética deve ser feita, indica-se a inclusão de alimentos 0 lactose na dieta e a suplementação com a enzima lactase em casos específicos. No mercado já existem diversos produtos lácteos para este público específico. 

Receita Zero Lactose

Atualmente não é que não é difícil encontrar ovos de páscoa 0 lactose disponíveis no mercado. Mas, para aqueles que desejam preparar ovos de páscoa caseiros, preparamos aqui uma receita de ovo da páscoa sem lactose, prático, rápido e delicioso para os intolerantes à lactose. Confira a receita abaixo. 

Ingredientes 

1- Chocolate sem lactose- 500g

 2- Formas para ovo de Páscoa de 250g (2 unidades)

3- Recheio de sua preferência. 

Modo de preparo:

1- Pique o chocolate e derreta no banho-maria ou no microondas (30 em 30 segundos).

2- Mexa até o chocolate derreter completamente. 

3- Adicione o chocolate nas formas e espalhe para cobrir bem (2-3 col de sopa).

4- Leve para geladeira por 10 minutos. 

5- Adicione mais chocolate na forma, espalhe e leve à geladeira por mais 10 minutos. 

6- Retire as casquinhas da forma e adicione o recheio que preferir. 

Como sugestões: Paçoca, nozes, frutas secas, brigadeiro 0 lactose etc. 

Referências Bibliográficas

Artigo:  Intolerância a lactose Malik TF, Panuganti KK. Lactose Intolerance. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; May 16, 2022.

Receita extraída do site: Tudo receitas 

Classifique esse post

5 visualizações

Comments


bottom of page