top of page

Paulo Muzy lança documentário produzido pela Science Play: assista o primeiro episódio!

Presente em diversos canais do Youtube, Podcasts, programas televisivos entre outros meios de comunicação, o médico esportivo Paulo Muzy lança agora seu primeiro documentário, produzido em parceria com a Science Play!

Paulo Muzy é médico ortopedista e traumatologista, no qual é uma das – se não for a – maiores referências do Brasil quando o assunto é medicina e alta performance. Conhecido principalmente pelo seu papel em difundir para milhares de pessoas a medicina esportiva, Paulo lançou agora o primeiro episódio de uma série de 3 episódios de um documentário produzido em parceria com a Science Play, no qual visa ensinar um pouco de sua mentalidade e de como você médico do esporte e profissional da saúde, pode unir a ciência e a prática clínica da medicina esportiva, não apenas para atletas, mas para não atletas.



Table of ContentsToggle

O primeiro episódio do documentário

No primeiro episódio que possui como título – A História na Medicina Esportiva – Paulo destaca que na medicina esportiva, o paciente não pode ser visto apenas como cliente e que a ciência não é uma ciência exata. Segundo o médico esportivo, a medicina esportiva é uma arte, na qual os pacientes precisam ser bem atendidos, bem acolhidos e precisam alcançar seus objetivos dentro do que o médico pode auxiliar.

Todos nós temos a paixão pelo desafio diante das coisas que nós nos sentimos aptos a fazer

No primeiro episódio, Paulo destaca que saber um pouco de um determinado assunto, pode nos ajudar a começar e continuar, além de que a ciência da ignorância em um determinado assunto também pode contribuir para o progresso, para o desenvolvimento. No caso do esporte, Paulo Muzy relata que sempre quis que o esporte fizesse parte de sua identidade, não apenas a musculação, mas os exercícios físicos em si trazem para ele um momento de “meditação”, uma sensação de bem-estar, pois o conforto mental compensava o desconforto físico.

O esporte pelo qual Paulo Muzy mais se identifica é a musculação. Segundo ele, o esporte transcende a sua prática em si, pois o mesmo limiar do desconforto obtido no esporte, pode ser utilizado para o campo profissional, como “uma repetição a mais na academia”, “um curso a mais no currículo”, “um livro a mais a ser lido”…

Paulo Muzy e seu grande sonho profissional

Seu sonho era fazer medicina e após cursar medicina, especializar-se em ortopedia e traumatologia. Já “flertou” com a pediatria, endocrinologia, mas foi a ortopedia e traumatologia o campo pelo qual se apaixonou. Paulo entendeu muito cedo como a habilidade aliada ao bom senso é importante.

A medicina reproduz o que são métodos mas não necessariamente os resultados

Você pode reproduzir o mesmo método 1000 vezes, mas por serem pessoas diferentes com casos clínicos diferentes, não necessariamente terá os mesmos resultados. Por isso a medicina além de ciência, é prática, é estudo constante, é uma arte. Temos medo de tudo que é novo, mesmo que você deseje muito algo. Coragem é fazer o que deve ser feito, mesmo que você tenha medo e foi no exército que Paulo Muzy aprendeu este conceito.

Ao longo dos seus anos de estudo, Paulo passou por diversos cursos em instituições super renomadas e sempre vinculados com o esporte. Especificamente na medicina esportiva, Paulo Muzy destaca que é fundamental que você cuide do paciente tão bem como cuidaria de si próprio ou de um familiar. Contudo, um episódio muito marcante em sua trajetória, foi quando o médico José Carlos Garcia disse a Paulo: “você é um bom ortopedista mas bons ortopedistas tem muitos, o que você faz de excelente é a associação da ortopedia com a fisiologia do esporte dentro da medicina esportiva”

Como assisto ao documentário?

Esse episódio chateou Paulo, mas como você pode conferir no nosso documentário, a história do Paulo Muzy na Medicina Esportiva está longe de acabar. Assista ao primeiro episódio do documentário e aos demais episódios do documentário gratuitamente. Se você é estudante de medicina, médico ou profissional de saúde, basta você se inscrever no link abaixo para saber de uma vez por todas,  como unir a ciência na prática clínica da medicina esportiva para não atletas. Clique aqui e inscreva-se.

Continue no Portal Science Play

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page