top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Performance Cerebral: Como um médico pode ajudar seus pacientes a aumentarem seu desempenho cognitiv

O médico Leandro Vaz comentou a respeito do tema “Performance Cerebral: Como um médico pode ajudar seus pacientes a aumentarem seu desempenho cognitivo?” na última palestra do Workshop de Medicina e Longevidade.

O desempenho do paciente pode sofrer uma influência significativa devido ao nível de fadiga resultante das diversas responsabilidades desempenhadas tanto em casa quanto no trabalho. As implicações dessa exaustão se manifestam tanto a curto quanto a longo prazo e têm uma ampla gama de efeitos. 

Assim, dentre essas consequências, encontram-se a diminuição da produtividade no trabalho e dificuldades em realizar atividades como leitura, estudo, exercícios físicos e atividades sexuais, até complicações em aproveitar momentos de lazer com a família. Ademais, a fadiga excessiva pode contribuir para problemas como obesidade, conflitos familiares e no ambiente de trabalho, e até mesmo desencadear a depressão.



Table of ContentsToggle

Como Avaliar Performance Cerebral?

As etiologias possíveis de um desempenho inferior estão associadas a diversos fatores, tais como a falta de atividade física, o excesso de exercícios, dietas com baixa ingestão calórica e inflamatórias, picos de glicose, sobrecarga de trabalho, obesidade e diabetes.

Para avaliar tanto a saúde quanto o desempenho do paciente, uma série de exames pode ser recomendada, incluindo hemograma, análise de ferro, ferritina e saturação de transferrina, dosagem de vitaminas D, B12 e zinco, verificação de marcadores inflamatórios.

Qualidade do Sono vs. Performance Cerebral

No que diz respeito ao sono, é importante prestar atenção à quantidade, qualidade e às horas de exposição à luz diurna, além de praticar exercícios físicos, que são reguladores naturais do sono. Em alguns casos, a prescrição de suplementos como melatonina, triptofano, magnésio inositol, melissa, passiflora e mulungu pode ser benéfica para melhorar a qualidade do sono.

Prática Clínica

O tratamento adequado para alcançar uma alta performance inclui uma série de medidas, como garantir uma boa qualidade de sono, adotar uma alimentação saudável, manter a prática regular de atividade física, garantir uma hidratação adequada, respeitar as horas de descanso, controlar o peso e realizar check-ups regulares.

Quanto à alimentação, é recomendado evitar picos de glicose no sangue, jejum em crianças e aderência a dietas anti-inflamatórias e dietas cetogênicas. Além disso, alguns suplementos podem ser importantes para melhorar a performance, incluindo chá verde, curcumina, resveratrol, DHA, glutationa, creatina e cafeína.

Matéria elaborada pela colunista Sara Gonçalves, com base na palestra do médico Leandro Vaz.

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page