top of page

Plant Based



Table of ContentsToggle

O que é?

A dieta plant based diz respeito a um modelo de alimentação à base de vegetais, com baixo teor de gordura e alto teor de fibras vegetais, conceitualmente elaborada e apresentada pela primeira vez pelo pesquisador Dr.T. Colin Campbell em 1980, a sua premissa é a inclusão de alimentos mais naturais. 

Para que serve a dieta plant based?

Visto que indica o maior consumo de alimentos vegetais e baixo consumo de alimentos de origem animal, a fim de evitar possíveis doenças que esses alimentos possam desencadear, sua adoção é voltada para os benefícios que uma alimentação natural podem proporcionar à saúde. Tal ponto explica o porquê da demanda por produtos plant-based está tão crescente, movimento que fez com que a indústria desenvolva cada vez mais produtos cárneos e lácteos de origem vegetal para atender as necessidades de tais consumidores. 

Como funciona a dieta plant based?

Essa dieta é composta não apenas de vegetais e frutas, mas também de nozes, sementes, grãos, óleos, feijões e alguns legumes. Estudos evidenciam que os adeptos a esta dieta tem o objetivo de mais saúde e também se alimentar de forma mais saudável a partir do consumo de alimentos saborosos e nutritivos. 

Quais os benefícios?

Pode atuar de forma complementar no tratamento da menopausa, artrite reumatoide, no metabolismo da glicose, melhora da saúde intestinal e do perfil da microbiota, além de ser praticada por alguns atletas de elite. No mais, com os avanços tecnológicos, existem diversos tipos de proteínas vegetais disponíveis no mercado que podem ser utilizadas de forma a suplementar a baixa oferta de proteínas da dieta plant-based. Portanto, a adoção desse modelo de alimentação pode ser uma opção viável para quem busca saúde e preservação ambiental. 

Referência

Lynch, H., Johnston, C., & Wharton, C. (2018). Plant-Based Diets: Considerations for Environmental Impact, Protein Quality, and Exercise Performance. Nutrients, 10(12), 1841.

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page