top of page
  • Foto do escritorProtocolo 5R

Por que calcium + vitamin D3 é uma ótima estratégia de suplementação à saúde óssea?


O calcium + vitamin d3 trata-se de um suplemento excelente para auxiliar a saúde óssea devido a sua composição. Em sua composição há 450 mg de cálcio e 10 mcg de vitamina D3, esses dois componentes são essenciais para a saúde óssea, níveis baixos deles no organismo podem comprometer a saúde dos ossos.


Cálcio

Diversas funções são desempenhadas pelo cálcio, sendo a sua principal função a formação e manutenção dos ossos do corpo. 99% desse mineral se encontra nos ossos e dentes, sendo componente dos cristais de hidroxiapatita, contribuindo para a rigidez do osso. Além do cálcio, precisa-se que o fósforo esteja em concentrações adequadas para que assim ocorra a mineralização óssea, assim o cálcio tem que estar em um limite e também não pode estar em falta, ou seja, seu consumo pela alimentação deve estar adequado, já que seu baixo consumo pode favorecer que haja uma remodelação óssea, desfavorecendo a saúde óssea. Sua recomendação de ingestão diária é de 800 - 1200 mg.


Vitamina D


A vitamina D é responsável por manter concentrações adequadas de cálcio e fósforo no soro, e sua forma ativa (calcitriol) tem a função de aumentar a absorção intestinal desses nutrientes e reduzir a excreção de cálcio. A vitamina D também participa do sistema imunológico, ao regular algumas respostas autoimunes e inflamatórias. A maior parte da vitamina D é sintetizada na pele através dos raios de sol, mas pode ser encontrada em pequenas quantidades em peixes, ovos, suplementos e alimentos fortificados.


O cálcio e a vitamina D juntos têm um efeito sinergético, e sua suplementação em conjunto tem sido comprovada como um maior benefício do que se suplementados de forma isolada. Estudos comprovam que a suplementação em conjunto diminui o risco de fratura e melhora a saúde óssea, já que a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino. A suplementação deles pode ser indicada para pacientes com uma ingestão insuficiente de cálcio e vitamina D, ou em indivíduos que possuem alguma doença óssea, como osteopenia, osteoporose, osteoartrite e que precisam melhorar a sua saúde óssea.


Dessa forma, o uso do suplemento Calcium + vitamin d3 é essencial para o tratamento de pacientes com doenças ósseas, e até mesmo uma forma de prevenção em indivíduos que estejam mais suscetíveis a desenvolver uma doença óssea, já que apresenta nutrientes essenciais em quantidades adequadas e ideais para a saúde óssea.


---


Referências bibliográficas

MORAIS, Carla Cristina de; COMINETTI, Cristiane; COZZOLINO, Silvia M. Franciscato. Vitamina D (calciferol). In: COZZOLINO, Silvia M. Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes. 6. ed. Barueri: Manole, 2020. Cap. 11. p. 196-212.


PRIETL, Barbara et al. Vitamin D and immune function. Nutrients, v. 5, n. 7, p. 2502-2521, 2013.


RIZZOLI, René; BIVER, Emmanuel; BRENNAN-SPERANZA, Tara C. Nutritional intake and bone health. The lancet Diabetes & endocrinology, v. 9, n. 9, p. 606-621, 2021.


SILVA, Adriana Gisele Hertzog da; PIRES, Liliane Viana; COZZOLINO, Silvia M. Franciscato. Cálcio. In: COZZOLINO, Silvia M. Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes. 6. ed. Barueri: Manole, 2020. Cap. 24. p. 359-382.

43 visualizações

Comments


bottom of page