top of page

Por que Suplementar Vitamina D para Crianças?

A deficiência de vitamina D é um problema comum em todo o mundo, afetando pessoas de todas as idades. Em crianças pequenas, essa deficiência pode ter impactos significativos no desenvolvimento ósseo e em outros aspectos da saúde. Um estudo recente, publicado em 2023, realizado com crianças pré-escolares no México avaliou os efeitos da sua suplementação em diferentes doses nas concentrações de 25(OH)D no sangue dessas crianças. Sendo que os resultados desse estudo forneceram evidências importantes sobre os efeitos benéficos da suplementação dessa vitamina em crianças em idade pré-escolar.



Table of Contents


Vitamina D vs. Infância


O estudo randomizado incluiu 222 crianças com idades entre 12 e 30 meses, que foram divididas aleatoriamente em quatro grupos de tratamento. Três grupos receberam diferentes doses de vitamina D (400 IU/dia de D2, 800 IU/dia de D2 e 1000 IU/dia de D3), enquanto o quarto grupo recebeu um suplemento de micronutrientes sem a vitamina em questão. Os suplementos foram administrados cinco dias por semana durante três meses. No início do estudo, a média das concentrações de 25(OH)D no sangue foi de 58,9 ± 12,6 nmol/L e 23,4% das crianças apresentavam deficiência de vitamina D.


Após três meses de suplementação, houve um aumento estatisticamente significativo nas concentrações de 25(OH)D em todos os grupos que receberam a vitamina, variando de +8,2 a +17,3 nmol/L. Além disso, a prevalência de deficiência diminuiu significativamente após três meses de suplementação: -9,0% para 400 IU de D2, -11,0% para 800 IU de D2, -18,0% para 1000 IU de D3 e -2,8% para o grupo de micronutrientes sem vitamina D (p < 0,05). Além disso, não foram observados efeitos adversos relacionados à suplementação.


Sendo assim, os resultados desse estudo reforçam a importância da suplementação de vitamina D em criança. Uma vez que, aumentar as concentrações de 25(OH)D no sangue e reduzir a deficiência dessa vitamina em crianças pode trazer benefícios significativos para a saúde óssea e para outros aspectos relacionados à saúde no geral. Principalmente, durante essa fase inicial do ciclo de vida, onde o desenvolvimento ósseo é crucial e a vitamina D desempenha um papel fundamental nesse processo.


Portanto, Qual Dosagem de Vitamina D é Recomendada?


Além dos benefícios para a saúde óssea, estudos anteriores já haviam associado a deficiência de vitamina D em crianças a outros problemas de saúde, como maior suscetibilidade a infecções respiratórias, risco aumentado de doenças autoimunes e maior chance de desenvolver doenças crônicas na vida adulta. Portanto, a suplementação pode contribuir para prevenir essas condições e promover um desenvolvimento saudável em todas as áreas da vida das crianças.


Dessa forma, em crianças pré-escolares a administração que demonstrou-se eficaz na melhoria das concentrações de 25(OH)D no sangue e na redução da deficiência foi de 1000 IU/dia de D3, no entanto a suplementação deve ser feita de maneira individualizada. Esses achados reforçam a importância de garantir uma ingestão alimentar e exposição ao sol adequada durante a infância e ressaltam os benefícios a longo prazo para a saúde óssea e geral das crianças. Embora esse estudo tenha fornecido informações valiosas, é importante realizar mais pesquisas para avaliar os possíveis efeitos desta intervenção nesse grupo etário específico. 


Prática Clínica 


Os profissionais podem desempenhar um papel fundamental ao avaliar o status de vitamina D das crianças por meio de exames de sangue e recomendar a suplementação adequada, se necessário. A suplementação profilática de vitamina D na infância é fundamental. Além disso, é essencial individualizar o tratamento de acordo com as necessidades específicas de cada criança, levando em consideração fatores como exposição solar, alimentação e outros possíveis fatores de risco para deficiência de vitamina D. 


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas 

Flores-Aldana M, Rivera-Pasquel M, García-Guerra A, Pérez-Cortés JG, Bárcena-Echegollén JE. Effect of Vitamin D Supplementation on (25(OH)D) Status in Children 12-30 Months of Age: A Randomized Clinical Trial. Nutrients. 2023;15(12):2756. Published 2023 Jun 15.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page