top of page

Por que você deve raspar a língua ao acordar?

Raspar aa língua ao acordar é uma prática milenar. Antigamente se relacionava com práticas religiosas, por exemplo os hindus consideravam a boca como a porta de entrada do corpo e, portanto, era necessário mantê-la limpa, além da escovação dos dentes também usavam raspadores de língua com curvas acentuadas feitos de prata, ouro, cobre, estanho, ou latão. Já os índios utilizavam galhos de árvores, dobrando em forma de “V” invertido para raspar a língua.

No entanto, as suas raízes têm origem na prática da medicina ayurvédica, um antigo sistema médico indiano, baseado em escritos que se apoiam em abordagens holísticas e integrativas da saúde. Os profissionais ayurvédicos explicam que quando tem um revestimento branco, amarelado ou castanho sobre a língua, significa que o seu sistema digestivo não assimilou os nutrientes da melhor forma possível, permitindo que bactérias e células mortas possam ficar presas no dorso da língua.



Table of ContentsToggle

Ligação entre a língua e outras partes do corpo

Acredita-se que a parte da frente, cerca de um terço da língua, está relacionada com pulmões e órgãos cardíacos. As pequenas protuberâncias que dão textura rugosa são chamadas papilas gustativas, elas estão ligadas a nervos críticos no cérebro. A porção central está ligada ao pâncreas, fígado, baço e estômago, enquanto a parte de trás da língua se relaciona com o cólon e o intestino. 

Benefícios para a saúde 

Raspar esse revestimento que cobre a língua, todos os dias, evita que essas toxinas sejam reabsorvidas pelo seu trato digestivo, podendo  inflamar as gengivas, causar mau hálito, enfraquecer a digestão e causar obstipação, inchaço, e outras queixas. A raspagem da língua é segura quando executada suavemente com um raspador de qualidade. E deve ser adicionado a uma rotina regular de escovagem e fio dental.

Um estudo mostrou que uma semana de raspagem da língua diminuiu a quantidade de bactérias causadoras de cáries na boca e doenças gengivais. Da mesma forma, uma revisão e meta-análise revelou que adicionar a limpeza da língua à rotina reduziu significativamente os indicadores de halitose (mau hálito crônico) quando comparado com a escovagem apenas dos dentes. Além disso, a limpeza da língua não só reduziu significativamente a quantidade de revestimento da língua, como também melhorou o seu sabor. Em particular, a limpeza da língua aumentou as sensações amargas e o sabor do sal. 

O que fazer e o que não fazer!

  1. Manter o raspador limpo e esterilizado.

  2. Não o utilize duramente sobre a língua, ou use demasiada pressão. Se sentir irritação, esteja atento à forma como o está fazendo. A língua é um órgão delicado e precisa ser tratada suavemente.

  3. Use um raspador de boa qualidade. Os raspadores de plástico devem ser evitados.

  4. O raspador não deve ter um contorno afiado. Isto pode ferir a língua ou aumentar a rugosidade.

  5. Não partilhe o raspador – considere-o uma extensão da sua escova de dentes.

  6. Não raspar a língua se tiver uma ferida ou ferida na boca.

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com    : A nutrição sob o olhar da Ayurveda

Artigo: Tokinobu A, Yorifuji T, Sasai M, Doi H, Tsuda T. Effects of tongue cleaning on Ayurvedic digestive power and oral health-related quality of life: A randomized cross-over study. Complement Ther Med. 2018;36:9-13. doi:10.1016/j.ctim.2017.11.011

Classifique esse post

2 visualizações

Comentarios


bottom of page