top of page

Proteínas

As proteínas são moléculas que apresentam em sua estrutura átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, além de nitrogênio, podendo conter também átomos de enxofre, ferro, fósforo e cobalto. A palavra “proteína” tem origem grega proton e significa “primeiro”, pois foi o primeiro macronutriente essencial descoberto, é um nutriente indispensável ao organismos frente a suas funções nos tecidos metabolicamente ativos. 


Table of Contents


Para que Serve as Proteínas?


As proteínas podem ser divididas em completas e incompletas e possuem inúmeras funções que são determinadas a partir da conformação dos seus aminoácidos (unidades estruturais básicas das proteínas). Nesse sentido, os aminoácidos podem também receber diversas categorizações como a interação ou não de sua cadeia lateral com a água (hidrofóbicas ou hidrofílicas) ou através do cunho nutricional sendo estes indispensáveis, condicionalmente indispensáveis e dispensáveis. A partir disso as proteínas desempenham papel hormonal, enzimático, estrutural, contrátil, de reserva, dentre tantas outras funções.


Como funcionam as Proteínas?


O fornecimento de proteínas para o organismo é prioritariamente feito por intermédio da dieta e esta é digerida no intestino. Entretanto, nos casos de restrição energética algumas proteínas endógenas são degradadas  a aminoácidos, os quais são absorvidos por meio de diversos mecanismos. 


Quando Precisa Suplementar Proteínas?


A suplementação de proteína é uma prática comum entre atletas e praticantes de atividade física como, por exemplo, consumidores da proteína do soro do leite (whey protein) que buscam a hipertrofia muscular. Porém, o uso da suplementação proteica pode ser feita para pacientes idosos visando suas aplicabilidades terapêuticas nos processos de sarcopenia e em pacientes oncológicos. Logo, a escolha da suplementação e qual tipo de proteína será utilizada fica a caritério de cada profissional.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas

Master, P. B. Z., & Macedo, R. C. O. (2021). Effects of dietary supplementation in sport and exercise: a review of evidence on milk proteins and amino acids. Critical reviews in food science and nutrition, 61(7), 1225–1239.

Commenti


I commenti sono stati disattivati.
bottom of page