top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Quais as vantagens de raspar a língua ao acordar?

Raspar a língua ao acordar é uma das práticas essenciais na rotina diária da Ayurveda e ganhou bastante visibilidade nos últimos anos. Ayurveda é uma velha ciência da vida que foca na prevenção de doenças e por isso inclui um padrão de estilo de vida sistemático que é composto por várias atividades ao longo do dia.

Quando você pensa em raspar a língua ao acordar, a ayurveda enfatiza a importância da higiene pessoal para manter e promover a saúde. De acordo com a Ayurveda no capítulo da Dinacharya (regime diário), a limpeza da língua pela manhã é um dos procedimentos de higiene pessoal que deve ser realizada diariamente, pois a língua é a primeira ativação do sistema digestivo. 



Table of ContentsToggle

Por que raspar a língua?

1 – Promove higiene ao remover placas bacterianas;

2 – Evita mau hálito e infecções;

3 – Aumenta o sentido do paladar, evitando exageros alimentares.

4 – Modulação do trato gastrointestinal;

5 – Melhora do sistema digestivo;

Como raspar a língua?

A recomendação é usar um limpador de aço inoxidável, cobre, prata, ou ouro. No entanto, não utilize a sua escova de dentes, porque a sujidade pode ser conduzida mais profundamente para a língua e incorporada na sua escova de dentes. Raspe suavemente da parte de trás ou da base da língua para a frente, até ter raspado toda a superfície da língua. Depois de raspar, gargarejar com água quente ou à temperatura ambiente. 

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Priscila Antunes: Autocuidado: a rotina diária na visão da Ayurveda

Artigo: Devi D, Srivastava RK. A review on traditional practice of tooth brushing in Ayurveda and its relevance in current era. J Complement Integr Med. 2019;16(3):/j/jcim.2019.16.issue-3/jcim-2018-0196/jcim-2018-0196.xml. Published 2019 Jul 24. doi:10.1515/jcim-2018-0196

Classifique esse post

5 visualizações

Comments


bottom of page